ATIVIDADE 1 – PSICO – TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS – 51/2023
O papel do psicopedagogo na intervenção é o de assessorar no planejamento do processo educacional, propondo ações que têm como objetivo possibilitar melhorias e o progresso dos aspectos qualitativos. Intervir no contexto escolar é direcionar o trabalho a partir de práticas pedagógicas que auxiliem o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Transtornos de Aprendizagem e Intervenções Psicopedagógicas Clínicas e Institucionais. Maringá: UniCesumar, 2021.
Levando em consideração tais pressupostos, você, caro(a) estudante de psicopedagogia, analisará um caso fictício e proporá uma intervenção psicopedagógica institucional baseada no que está estudando na disciplina.
Então, vamos lá!
Um aluno de sete anos de idade, com diagnóstico de autismo, apresenta dificuldade na abstração de informações, com uma postura rígida em relação à rotina e ao processo de interação na sala de aula. Apresenta dificuldade em concentração e não consegue ficar muito tempo sentado na carteira. Em relação ao aspecto sensorial, fica disperso ao notar sons diferentes, por isso, suas atividades são breves fazendo com que não aceite todas as atividades propostas. Ele geralmente quer pintar carros e folhear revistas que contenham essas figuras que chamam sua atenção. Consegue identificar cores, objetos e contar até 10, porém reconhece letras mas não realiza leitura.
Elaborado pela professora.
A partir das concepções adquiridas a respeito do processo de intervenção psicopedagógica institucional, elabore um texto (mínimo 15 e máximo 20 linhas), contemplando:
- Duas propostas de ação que serão inseridos no planejamento para a intervenção, levando em consideração as caraterísticas do aluno;
- A partir da proposta de Cunha citado no livro da disciplina sobre os critérios de mediação psicopedagógica, utilize um deles e justifique a sua escolha a partir das especificidades do estudante;
- Propor duas adaptações para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do estudante estabelecendo a relação entre o que você propõe com a necessidade do aluno.