ATIVIDADE 1 – SEG – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 51/2023
A ergonomia é uma área de estudo que vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e os resultados operacionais em termos de produtividade e eficiência. A adequação e a busca por melhores condições de trabalho dos sistemas de produção e a adaptação dos produtos ao homem considera desde o projeto do posto de trabalho até as peculiaridades e as restrições de cada pessoa. O uso dos princípios ergonômicos subsidia decisões e contribuem de diferentes maneiras e em diferentes etapas do projeto de um produto. ATIVIDADE 1 – SEG – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 51/2023
PEREIRA, A. S.; MACKMILL, L. B.; WALTZER, M.. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS E DE SEGURANÇA EM TRATORES AGRÍCOLAS DE BAIXA POTÊNCIA ADQUIRIDOS PELO PRONAF NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2015.
A partir disso, leia o excerto a seguir:
Umas das principais mudanças na NR 17 é a obrigatoriedade da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) para todas as empresas. A exceção é somente ao Microempreendedor Individual (MEI) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) com graus de risco 1 e 2 para a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Antes da atualização, toda análise da atividade de trabalho era feita através da AET, uma avaliação mais complexa e aprofundada e que passou a ser exigida apenas em alguns casos previstos na norma.
PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS – 51/2023
ATIVIDADE 1 – SEG – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 51/2023
MAPA – SEG – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 51/2023