ATIVIDADE 1 – SEG – ESTATÍSTICA -53/2023
Leia o excerto a seguir:
“Nos últimos dez anos (2012-2021), 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Entre 2012 e 2021, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. No mesmo período, o gasto previdenciário ultrapassou os R$ 120 bilhões somente com despesas acidentárias.
A atualização da base de dados e de indicadores do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho é um importante vetor para a promoção do diálogo social e para o trabalho conjunto de elaboração de medidas de prevenção de acidentes no trabalho, sobretudo no contexto da reconstrução pós-pandemia”.
Fonte: https://bit.ly/3WqNNWX. Acesso em: 17 maio 2023.
Podemos observar que as estatísticas de acidentes de trabalho nos fornecem dados concretos que podem permitir o controle governamental sobre acidentes, riscos, avaliação da eficácia de programas voltados a saúde e segurança no trabalho, além de possibilitar a implementação de mudanças voltadas a redução de acidentes de trabalho. Mediante o exposto, com base na nossa disciplina de Estatística, explique, em um texto, o que é a estatística aplicada à segurança no trabalho, qual é a sua importância para profissionais desta área e como podem ser apresentados os resultados de pesquisa na área de segurança no trabalho.