ATIVIDADE 1 – SPRIV – GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES – 53/2023
A doutrina de gerenciamento de crises é uma abordagem sistemática e estratégica para lidar com situações de crise, com o objetivo de minimizar danos, proteger vidas e propriedades, e restaurar a normalidade o mais rápido possível. Essa doutrina baseia-se em princípios orientadores e melhores práticas identificados ao longo de experiências passadas e estudos de casos.
Evidencia-se, assim, que o gerenciamento de crises envolve uma série de medidas, que podem variar dependendo do tipo da crise. Para tanto, esta doutrina busca fornecer um quadro estratégico e prático para orientar ações durante situações de crise, de forma a enfatizar a importância da preparação, coordenação, comunicação eficaz e o aprendizado contínuo para lidar de maneira eficiente e eficaz com crises em todos os níveis, desde crises naturais até crises causadas pelo ser humano. 11
Nesse sentido, sobre a doutrina de gerenciamento de crises e riscos, analise e responda os seguintes questionamentos:
- a) Imagine você como um gestor de segurança privada, durante suas atividades chega ao seu conhecimento que, em uma das repartições está ocorrendo uma situação de risco, ao chegar ao local você identifica que um dos seus colaboradores está em posse de uma arma de fogo, ameaçando suicidar-se. Diante da situação, você como primeiro a identificar a crise, ciente da importancia da doutrina de Gerenciamento de Crises, pode tomar atitudes importantes para evitar que a crise se alastre, evolua ou que acabe tendo um final fatal para os envolvidos. Com isso, dentro da doutrina apresentada, cite as 10 medidas de Primeira intervenção em Crises a serem tomadas na sua condição de primeiro interventor da situação crítica.
b) Quais são as responsabilidades e desafios enfrentados pelo primeiro interventor ao chegar no local de uma situação de emergência, como um incidente de criminosos barricados ou um suicída em potencial? Como o treinamento e a preparação podem ajudar o primeiro interventor policial a lidar com eficácia com essas situações e garantir a segurança das partes envolvidas?
c) Explique o conceito de ‘causador de evento crítico’ em situações de gerenciamento de crises. Como identificar e lidar eficazmente com um causador de evento crítico em uma situação de alto risco? Forneça um exemplo hipotético de como a presença de um causador de evento crítico pode complicar o gerenciamento de uma crise policial e quais estratégias seriam úteis para mitigar esse impacto.