ATIVIDADE 1 – TEOL – MODELOS DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS – 54/2023
TEXTO 1
Uma plantação de igreja que pretende alcançar pessoas de todos os tipos de contextos deve ser inclusiva, acolhedora e bíblica, mostrando amor intencional para com pessoas de diferentes cosmovisões e faixas econômicas. Isso pode ser feito envolvendo pessoas de diferentes grupos étnicos, sociais e origens no processo de “expansão da videira”. Comunicando o evangelho de forma clara, contextualizada, teológica, Cristocêntrica e relevante. Oferecendo oportunidades de discipulado e crescimento para todas as pessoas.
MCKINLEY, Mike. Plantar Igreja é para fracos. São José dos Campos: Fiel, 2015, p. 38-39.
TEXTO 2
Uma vez que se tenha “uma igreja” (denominação), é necessário, estruturar e guarnece-la solidamente frente as intemperanças. Neste sentido, tanto a fundamentação, quanto o planejamento de expansão continuada, são pilares para que se tenha uma congregação saudável e produtiva. No crescimento com sustentabilidade destacam-se 3 grandes eixos: 1. O discipulado (processo de transformação de vidas); 2. A capacitação (busca por ser um imitador de Jesus) e; 3. A formação continuada (metodologia bíblica-teológica, centrada na formação Cristocêntrica).
CAMPANHÃ, Josué. Planejamento estratégico para igrejas: como construir uma igreja simples e missional. 3. ed. Indaiatuba: Envisionar, 2022, p. 70-73.
TEXTO 3
Plantar igrejas é mais do que simplesmente expandir. É agregar a diversidade, sob “às asas do Espírito”. A diversidade multicultural, forma a unicidade do “corpo de Cristo”. O processo de crescimento da “videira verdadeira” é estrutura pelas “raízes da Escritura”, na qual os “ramos” são os povos de todas as nações, classes, cores e gêneros. Neste “germinar” continuo, o “orvalho” vem de Deus, que como Criador, cuida de sua plantação, a qual ninguém é capaz de destruir.
Texto elaborado pelo professor: Carlos J. Viana Junior.
Para a atividade 1, escreva um texto dissertativo-argumentativo, sobre a importância de uma cosmovisão contextualizada no processo de plantação de igrejas. Para isso, exponha:
a) No 1º parágrafo, ao menos 3 características que compõem uma igreja que aceita a diversidade (cultural, social, econômica, de gênero, étnica, racial, de cor…);
b) No parágrafo 2º, a importância da concepção da individualidade e integralidade dos sujeitos que formam o corpo de membros;
c) No último parágrafo, a relevância do discipulado, enquanto formação inicial e continuada, para a manutenção das boas-práticas cristãs, bem como para permanência da centralidade do corpo de Cristo na Missão do Reino.
ORIENTAÇÃO:
Seus argumentos devem estar compreendidos dentro da cosmovisão cristã e em especial nos conteúdos abordados por: TUPAN JUNIOR, Galaor. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá: UniCesumar, 2017, p. 97-98, e principalmente de p. 55-67.
Não responda baseado em opiniões pessoais (“achismos” serão invalidados), mas fundamente sua resposta utilizando o conteúdo estudado na disciplina, seja nas aulas ao vivo, quanto nos materiais disponibilizados ou em outras obras de referência teológica.
O texto deverá ter 3 parágrafos no total, sendo que cada parágrafo deverá possuir entre 100 a 150 palavras. Use ao menos uma citação por parágrafo. Ao final, coloque as referências. O item REFERÊNCIAS: não será contabilizado no número total de linhas.
Não serão aceitas atividades após o prazo de encerramento.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
a) Atendimento aos requisitos obrigatórios do enunciado;
b) Enquadramento ao tema;
c) Constituição dos argumentos e organização das ideias (clareza, concisão, coerência);
d) Adequação gramatical acadêmica;
e) Conter 3 parágrafos e ter cada um entre 100 a 150 palavras;
f) Atendimento às normas ABNT para referências;
g) Verificação da existência de ao menos uma citação por parágrafo e;
h) Visualização do item REFERÊNCIAS, onde deve constar ao menos 3 referências (este item não conta no número total de linhas).
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!