ATIVIDADE 3 – NUT – NUTRIÇÃO ESPORTIVA – 53/2023
De acordo com Peres (2021), a alimentação é a forma que o nosso corpo tem de buscar a energia necessária para a sua sobrevivência e manutenção. Os alimentos possuem nutrientes e fornecem energia na forma de ATP. As vitaminas e minerais presentes nesses alimentos também são fundamentais para a nossa saúde. Seu corpo renova suas estruturas diariamente, sendo que a todo instante ele estará construindo um pouco de músculo, osso, pele, sangue, ou degradando tecidos mais velhos e substituindo-os por novos tecidos.
PERES, R. Tratado de Nutrição Esportiva & Estética. Volume 1. São Paulo: Plenitude Educação, 2021.
A função básica da bioenergética muscular é garantir a produção adequada de ATP na medida em que ela é consumida pelo trabalho muscular que realizamos. O tecido muscular é o único dentre os tecidos corporais que tem a capacidade de variar rapidamente o seu ritmo metabólico em resposta a uma demanda energética. Os três nutrientes básicos da dieta processados pelo catabolismo celular são a glicose, os lipídeos e os aminoácidos, esses nutrientes são parciais ou totalmente oxidados pelo catabolismo celular, disponibilizando energia livre para a produção de ATP (ANDRADE; LIRA, 2016).
ANDRADE, M. S.; LIRA, C. A. B. Fisiologia do exercício. Barueri: Manole, 2016.
A partir deste detalhamento, fica evidente que uma vez que a alimentação é a responsável pelo fornecimento de energia adequadamente para o organismo, precisamos entender inicialmente os componentes do gasto energético corporal para aí sim quantificarmos a energia dispendida e consequentemente ser assertivo quanto a reposição necessária para cada organismo. A partir do tema citado, descreva quais são os principais componentes que participam do gasto energético diário de uma pessoa.
tag:ATIVIDADE 3 – NUT – NUTRIÇÃO ESPORTIVA – 53/2023,ATIVIDADE 3 – NUT – NUTRIÇÃO ESPORTIVA – 53/2023