ATIVIDADE – SEMANA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 54/2023
1ª QUESTÃO
“ Atualmente é possível verificar uma nova realidade das imagens trazida, sobretudo, pelas novas
possibilidades da inteligência artificial, em que a quebra do referencial do objeto físico representado em
uma imagem técnica passa a não ser mais uma condição determinante para a existência da imagem como
ela se apresenta… a imagem perde o lastro do objeto que deveria estar ali, diante da câmera no momento
de sua apreensão”
MUANIS, FELIPE. Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica. Revista Rumores,
São Paulo, 2023.
Com relação a essa nova realidade de imagens é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
As possibilidades digitais de manipulação da imagem sempre existiram na história das imagens, bem como da sua
teoria.
As novas possibilidades da inteligência artificial devem ser determinantes para quaisquer produções de imagens
técnicas, ou seja, sem ela não é possível produzir imagem alguma.
É um novo momento de desconfiança das imagens, mas que não se pode confundir com questões relativas ao
habitual e prejudicial iconoclasmo “maniqueísta” e muito preso a um ódio da cultura de massa e da mídia.
Estamos vivendo um momento de desconfiança das imagens por isso é preciso ter cuidado com a manipulação da
cultura de massa e da mídia opressora, combatendo a inteligência artificial e seus avanços.
As novas possibilidades da inteligência artificial devem ser determinantes para quaisquer produções de imagens
técnicas, ou seja, sem ela não é possível produzir imagem alguma.
2ª QUESTÃO
Em seu The Future Job Report, o Fórum Econômico Mundial traz as competências crescentes para a próxima
década. O Relatório usa repetidamente o conceito de estabilidade de competências para ilustrar
determinadas ocupações e tipos de trabalho que deverão exigir fluência em novas habilidades que até
agora não faziam parte do conjunto de competências essenciais para determinada ocupação atualmente.
Disponível em: <https://bit.ly/3v6kSvT>. Acesso em: 15 fev. 2021.
Nesse contexto e considerando os estudos sobre as principais competências do profissional do futuro,
analise as afirmativas seguintes:
- O profissional do futuro deverá atuar com pensamento crítico e perfil de liderança.
- O profissional do futuro precisará atuar com inteligência emocional e aprendizagem passiva.
III. O profissional do futuro deverá atuar com resolução de problema e foco no cliente.
- O profissional do futuro precisará atuar com capacidade de negociação e criatividade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
3ª QUESTÃO
“Essa discussão do alvorecer da Época Moderna tornou-se emblemática para a análise da historiografia
desempenhando um papel fundamental na criação de uma linhagem única de conhecimento histórico, que
foi enriquecida pela menção à obra “De re diplomatica” de 1681, escrita por Jean Mabillon, um autor
francês.”
KNAUSS, PAULO. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Niterói Livros, 2003.
Sobre a obra “De re Diplomatica” analise as afirmações a seguir:
I Essa obra é uma das citações históricas que sinalizaria o início do método erudito na pesquisa acadêmica.
- Embora a obra tenha sua relevância histórica foi a Declaração de Constantino que indicou o início da
adoção do método erudito.
III. O destaque dado a esta obra na história da disciplina histórica é frequentemente atribuído ao fato de
que ela pioneiramente sistematizou os princípios para a identificação de diferentes tipos de documentos,
assegurando assim a sua autenticidade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas
II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
I, II e III
4ª QUESTÃO
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo
industrial. Nesse contexto, analise a imagem abaixo:
Disponível em: <https://bit.ly/3JEUlcQ>. Acesso em: 15 fev. 2022.
Tendo como parâmetro a imagem acima e os estudos sobre as fases da Revolução Industrial, analise as
afirmações seguintes.
- A Primeira Revolução Industrial ocorreu em 1760, com a transição das sociedades agrárias para as
urbanas. Seu início foi na Grã-Bretanha com o motor a vapor, que possibilitou novos processos de
fabricação e a criação de fábricas.
- Em 1860 tivemos a Segunda Revolução Industrial, marcada pelo avanço das tecnologias mecânicas e
digitais, principalmente a Internet e o computador pessoal. Também conhecida como “Revolução Digital”.
III. Em 1960 ocorreu a Terceira Revolução Industrial, com a produção em massa em novas indústrias e seu
imenso impacto em praticamente todos os setores. A lâmpada, o telefone, automóvel e avião foram
inventados durante esta época.
- A Quarta Revolução Industrial ocorreu em 2012, e diferentemente das três fases anteriores, é definida
por novas tecnologias que combinam os mundos físico, digital e biológico.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
Um dos mapas da fome mais importantes e com maior representatividade mundial, é o publicado pela
Organização das Nações Unidas (ONU) e Food and Agricultura Organization (FAO), publicado há mais de 50
anos, considerando o mesmo procedimento metodológico de avaliação na busca por classificar os países ao
redor do mundo em relação ao grau de fome de suas populações.
RODRIGUES, Aline Rocha; KAUCHAKJE, Samira; OLIVEIRA, Francisco Henrique de. Mapas, fome e
planejamento territorial. Revista Katálysis, v. 26, p. 32-42, 2023
Sobre o mapa da fome apresentado no artigo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I)Em 2014, menos que 5% da população brasileira encontrava-se em situação de fome.
II)Em 2018, a fome já voltava a ser realidade no Brasil, ainda que dados da ONU apresentassem o país como
baixo risco para subnutrição.
III)A descontinuidade e programas e políticas governamentais, foi um dos fatores contribuintes para a volta
da Insegurança Alimentar ao Brasil.
IV)A covid 19 teve forte influência sobre maior insegurança alimentar global, uma vez que em tempos de
isolamento, a população poderia ter mais acesso à alimentos ultraprocessados e fasf food.
V)Entender sobre comportamento social, ambiente, acesso e determinantes sociais, não são relevantes para
a compreensão da SAN, uma vez que esta tem políticas já engessadas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV, apenas.
II, III, IV, e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
6ª QUESTÃO
Entre os anos 1999 e 2011, foram regulamentadas e incorporadas leis e portarias, que visam atendimento à
população em seu âmbito total, considerando todas as necessidades básicas do ser humano. A principal
delas, foi a Emenda Constitucional n°64 de 2010, que introduziu a alimentação como um direito, no artigo
6° da Constituição Federal.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política
Nacional de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde
A partir disso, considere as afirmativas abaixo, e assinale qual programa foi publicado a fim de combater a
fome e pobreza, além da oferta de alimentos à população em geral:
ALTERNATIVAS
Comissões Intersetoriais de Alimentação e Nutrição (CIAN)
Conselho Nacional de Saúde (CNS)
Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)
Sistema Nacional de Vigilância Sanitária ? SNVS
Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECAN)
7ª QUESTÃO
No panorama brasileiro da segurança alimentar e nutricional (SAN), temos como marco teórico fundamental
o livro “Geografia da Fome” de Castro (1946), que aborda um estudo de identificação da situação da
alimentação nos territórios, estratificando a fome e desnutrição no Brasil na década de 1940. A partir desse
marco, especialmente na área das ciências da alimentação, tem-se buscado desenvolver metodologias para
criação, uso e interpretação de mapas temáticos que retratem espacialmente de modo quali-quantitativo os
parâmetros relacionados à SAN (CAISAN, 2019). Assim, tais mapeamentos fazem-se importantes para que a
alimentação seja correlacionada para com o direito humano à alimentação adequada (DHAA).
RODRIGUES, Aline Rocha; KAUCHAKJE, Samira; OLIVEIRA, Francisco Henrique de. Mapas, fome e
planejamento territorial. Revista Katálysis, v. 26, p. 32-42, 2023.
Sobre o mapeamento e sua associação ao DHAA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
- I) Estende-se para além de mapas e territórios da pobreza e da fome, com perspectiva de superá-los.
- II) O mapeamento é importante para a identificação de ambiente obsogênicos.
III) Entende-se o mapa da fome, como uma manifestação social do local em questão.
- IV) O mapa consegue identificar também, locais de plantio e comercializações.
- V) Locais de acesso à comunidade como academias ao ar livre ou ambientes para práticas esportivas,
também são consideradas durante o mapeamento.
Estão corretas:
ALTERNATIVAS
I, II, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
II, III, IV e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
8ª QUESTÃO
“As imagens digitais não transformam qualquer imagem em metaimagem, mas passam a oferecer, com base
na popularização da desconfiança, a ampliação de uma forma mais cuidadosa de se relacionar com elas.
Assim, todo espectador de um filme ou de uma fotografia digital, de posse dessas novas capacidades
analíticas, desestabilizado por uma imagem que, ele já sabe, não necessariamente está conectada a um
referente que estava ali, exerce um constante esforço no exercício de olhar.”
MUANIS, FELIPE. Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica. Revista Rumores,
São Paulo, 2023. Pag 50.
De acordo com o texto, tendo em vista a mudança na relação do espectador com as imagens digitais é
correto afirmar:
ALTERNATIVAS
O espectador está se tornando menos crítico em relação às imagens digitais.
O espectador está cada vez mais confiante na autenticidade das imagens digitais.
O espectador está perdendo a capacidade de apreciar a transformação da imagem no tempo e espaço.
O espectador está desenvolvendo uma perspectiva crítica e analítica em relação às imagens digitais.
O espectador assume um papel de observador, desenvolvendo a capacidade de apreciar às imagens digitais de forma
mais confiante e seguro.
9ª QUESTÃO
Em 1990 instaurou-se no Brasil a Lei n° 8.080, que traz a alimentação como um fator condicionante e
determinante da saúde. Ainda, as ações de alimentação e nutrição devem ser desempenhadas de forma
transversal às ações de saúde, em caráter complementar e com formulação, execução e avaliação dentro das
atividades e responsabilidades do sistema de saúde.
A partir disso, implantou-se o PNAN (Programa de Alimentação e Nutrição), a fim de reorganizar,
aperfeiçoar e qualificar a alimentação e nutrição à população brasileira.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf. Acesso em:
10 out. 2023.
Sobre o PNAN e a sua estruturação, analise as afirmativas a seguir:
- O propósito do PNAN visa melhores condições de nutrição, saúde e alimentação para a população
brasileira através de práticas alimentares saudáveis e seguras, não sendo necessária atenção aos agravos à
saúde.
- Os princípios do PNAN são: Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização, Regionalização,
Hierarquização e Participação Popular.
III. O PNAN é composto de nove diretrizes, as quais não abordam a importância da pesquisa.
- A viabilização e o alcance do PNAN são realizadas pelas três esferas da gestão em saúde.
- A proposta do PNAN é respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à
alimentação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
10ª QUESTÃO
“Portanto, segundo Mitchell, a cultura visual pode ser definida não apenas como o campo de estudos da
construção social do visual em que se operam imagens visuais e se realiza a experiência visual. Pode ser
também entendida como o estudo da construção visual do social, o que permite tomar o universo visual
como terreno para examinar as desigualdades sociais.”
KNAUSS, PAULO. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Niterói Livros, 2003. pag
108
Nesse sentido, é preciso, portanto, considerar duas perspectivas gerais na definição de cultura visual: uma
restrita e outra abrangente. Ambas se afastam na consideração sobre a historicidade da cultura visual.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I A abordagem restrita compreende a cultura visual de maneira limitada, sendo limitada à cultura ocidental.
- A abordagem abrangente argumenta que a cultura visual é uma ferramenta útil para analisar diversas
experiências visuais ao longo da história, abrangendo diferentes períodos e sociedades.
III A abordagem restrita se refere especificamente à cultura contemporânea, caracterizada pela presença da
imagem virtual e digital, sob a influência da tecnologia.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas
II e III apenas
III apenas
II e III apenas
I, II e III