ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES
– Este é um trabalho INDIVIDUAL.
– As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta (template) disponibilizado em “Material da Disciplina”.
– O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
– Após inteiramente respondido, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF.
Problemas frequentes a evitar
– Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
– Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras
– Trabalhos copiados de outros alunos ou da internet serão zerados.
Desejamos a você um excelente trabalho!!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Você já parou para pensar que a gestão de resíduos é essencial para a sustentabilidade? Você já participou de alguma atividade relacionada a essa atividade?
A gestão de resíduos é um tema que tem ganhado muita atenção nos últimos anos, apesar do conceito ter amadurecido e existir há anos. O fato é que a preocupação com o meio ambiente tem gerado mudanças nas pessoas, que cobram mudanças das empresas.
A consciência sobre os impactos dos resíduos que geramos impulsiona a busca por soluções. Esse movimento de iniciativas e de comprometimento traz múltiplos benefícios, já que mobiliza pessoas e empresas a refletir sobre a responsabilidade dos próprios atos, o que gera consequências para todos e para o meio.
As formas de gestão de resíduos se dão pela segregação, coleta, coleta seletiva, reciclagem, reuso,compostagem, gestão integrada, entre outros, sendo obrigatória essa gestão dentro de ambientes empresariais.
Leia o excerto a seguir:
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.
A Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), evidencia as principais responsabilidades do gerador de resíduos e favorece uma visão sistêmica, que abrange diversas variáveis ambientais. A PNRS fundamenta-se no compartilhamento de responsabilidades da geração até a destinação final, na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e no direito da sociedade à informação e controle social, além de estimular a cooperação entre governo, empresas e sociedade.
O artigo completo está disponível no link a seguir:
< https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4923/1/PGRS_ENAP_R2.pdf>
Diante disso, nossa atividade MAPA da disciplina de Ciências do Ambiente consiste em:
Imagine que você já está atuando como profissional e precisará propor um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Mas primeiramente você vai fazer isso em sua casa, para testar o modelo, para entender o que fazer com cada tipologia de resíduo.
Nessa atividade MAPA você vai precisar fazer um experimento em sua casa durante uma semana.
Durante (no mínimo cinco dias seguidos) você vai fazer a segregação dos resíduos que são gerados em sua casa, como por exemplo: orgânico (de cozinha, churrasqueira), papel (que possa ser reciclável), plástico (que possa ser reciclável), lâmpadas (caso trocar, pode colocar em unidades), resíduos não recicláveis (resíduos de banheiro, embalagens de chips, e outros), vidro (caso tenha), metais (latinhas por exemplo), inservíveis (por exemplo: sofá antigo que vai descartar, colchão velho que vai descartar, móveis), resíduo de construção civil (pequeno gerador, proveniente de obras pequenas, não é válido grande gerados), jardinagem (pequeno gerador), outros (pode especificar o que tiver em sua casa).
Feita esta separação, realize os seguintes passos para responder a atividade:
- a) Faça o registro fotográfico dos resíduos. (Cole suas imagens dentro deste item do seu arquivo de resposta, tenha ATENÇÃO com o seu registro, a foto deve estar nítida)
- b) Com os resíduos separados, você irá analisar a quantidade que foi gerada em uma semana, e preencher os dados a seguir:
Nome do município:
Bairro:
Quantidade de pessoas que residem no local:
Há coleta seletiva no município?
Se sim, quantas vezes por semana (especificar):
Há Ecopontos na cidade? Como funciona?
Há logística reversa no município (perigosos):
Agora você vai inserir os resultados de sua pesquisa no Quadro a seguir:
Quadro 01 – Resultados da classificação dos resíduos sólidos
Tipo de resíduo |
Quantidade Estimada (colocar a unidade em kg, em litros, unidade por ex.) |
Classificação de acordo com NBR 10004/2004 |
Acondicionamento temporário |
Destinação final |
Orgânico |
|
|
|
|
Rejeitos |
|
|
|
|
Papel |
|
|
|
|
Papelão |
|
|
|
|
Vidro |
|
|
|
|
Metal |
|
|
|
|
Perigosos |
|
|
|
|
Inservíveis |
|
|
|
|
Outros (especificar) |
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
- c) Agora que você já fez o levantamento dos tipos e quantidades de resíduos, explique o objetivo de um PGRS.
- d) Para cada tipo de resíduo, proponha uma ação de Educação Ambiental para reduzir sua quantidade.
- e) Conclua sua atividade destacando a importância da gestão integrada de resíduos estudada na disciplina de Ciências do Ambiente.
AGORA É COM VOCÊ!