E é essa real oportunidade que deverá ser considerada na realização da atividade MAPA. Para tanto, considere a ferramenta Lean Canvas como instrumento de realização. A Lean Canvas consiste em uma das ferramentas mais utilizadas para o planejamento da ideia de uma startup. Baseada no Business Model Canvas, cuja função principal é desenvolver modelos de negócios novos ou existentes, a Lean Canvas se estabelece com um foco maior em hipóteses que precisam ser validadas logo no início da vida de uma startup, estruturando-se a partir de nove componentes de análise, conforme a imagem a seguir:
Fonte: Sebrae (2023) – https://bityli.com/t8jYK Acesso em: 7 mar. 2023.
- Problema: neste, para os segmentos de clientes abordados, deve-se fazer uma lista dos três principais problemas a serem resolvidos.
- Segmento de clientes: buscar entender quem são os clientes que podem se interessar e precisam de solução.
- Proposta de valor: trata-se daquilo que torna o produto/serviço construído único e o que chama a atenção do segmento de clientes.
- Solução: contempla a solução mais simples para os problemas propostos. À medida que o projeto avança, pode-se aprimorar as soluções e adequá-las melhor aos problemas levantados.
- Canais: aqui, deve-se contemplar como o produto/serviço chegará até os potenciais clientes e avaliar os custos dessa comunicação.
- Receitas: determinar qual será o modelo de receita e, também, definir valores para o produto/serviço. Um bom começo pode ser oferecer um único plano, com uma avaliação inicial gratuita, para atrair a atenção dos clientes em prospecção.
- Estrutura de custos: contempla uma lista com todos os custos fixos e variáveis da startup.
- Métricas-chave: definir as principais ações e métricas que darão suporte à geração de receitas e como será feito o contato com o usuário e a retenção do mesmo.
- Vantagem competitiva: apresenta o grande diferencial da startup, que a fará se destacar diante da concorrência e que trará inovação para o mercado em que está inserida.