MAPA – ADM – CIÊNCIAS SOCIAIS – 51/2024
Olá, estudante!
Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Ciências Sociais? Para isso, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:
Etapa 1
– Leia o texto de apoio.
– Assista à Aula Conceitual 5, disponível no Studeo – Ambiente da Disciplina.
– Leia o conteúdo da Unidade 5 do livro, disponível no Studeo – Material de Estudo.
Etapa 2
– Realização e envio da atividade solicitada.
Vamos lá?!
Etapa 1: leitura do texto de apoio
Segundo o geógrafo David Harvey, a recessão de 1973, exacerbada pela crise do petróleo, colocou em movimento um conjunto de processos que acabaram enfraquecendo o compromisso do modelo fordista. Surgiram, assim, novas da forma de vida social, política e de arranjos organizacionais. Segundo o autor, essas mudanças deram o primeiro indício de que surgiria um modelo de acumulação novo, denominado como: “acumulação flexível”. Este fenômeno marca “o confronto com a rigidez do fordismo, pois passa a flexibilizar processos de trabalhos, mercados de trabalhos, produtos e padrões de consumo” (Harvey, 1995, p. 140).
Fonte: HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1995.
Um dos destaques da flexibilização se encontra na possibilidade de fornecimento de serviços financeiros, de novos mercados e de inovação tecnológica organizacional.
Podemos elencar diversas empresas que fazem parte deste novo processo flexível de serviços e de contratos de trabalho, como o iFood, empresa brasileira que revolucionou o delivery de comida. No ano de 2012 os aplicativos foram disponibilizados e a possibilidade de uso de tecnologia passou a conectar o consumidor final a restaurantes e outros estabelecimentos, concluindo também a entrega de pedidos.
Na ponta desta cadeia está o entregador do iFood que é um trabalhador flexível. Como demais outras formas de trabalho, os trabalhadores de aplicativos têm chamado a atenção sendo, muitas vezes, associados à precarização do trabalho. Por um outro olhar, empresas que buscam crescer no mercado de alimentação implementam cada vez mais uma série de benefícios para que estes prestadores de serviços (trabalhadores) vejam as vantagens do trabalho flexível.
Imagem iFood com relação à Segurança:
Fonte: https://entregador.ifood.com.br/seguranca; https://canaltech.com.br/empresa/ifood. Acesso em: 10 dez. 2023.
Etapa 2: agora é com você!
A partir da leitura do texto de apoio, e considerando os estudos sobre o Trabalho Atípico ou Diferenciado, faça o que se pede:
- Ciente das novas dinâmicas do mundo do trabalho, você deve pesquisar e descrever um exemplo de trabalho flexível em tempos atuais. Indique o mercado que este profissional atua e porque este simboliza uma nova forma de atuação flexível.
- Considerando as críticas com relação à emergência de novas formas desregulamentadas de trabalho, que reduzem o número de pessoas que trabalham em empregos estáveis ou formais (aumentando os trabalhadores de tempo parcial, temporários, subcontratados, terceirizados, e outras formas de trabalho informal), apresentes de forma contextualizada três pontos críticos (3 pontos negativos) do trabalho atípico, justificando cada ponto apresentado.
- Do ponto de vista da administração e de sua visão de mundo sobre as novas relações de trabalho, como você vê as relações flexíveis? Em sua resposta é fundamental apresentar ao menos duas vantagens para o empregado, e ao menos dois desafios para os empregadores/gestores e como estes podem lidar com esta problemática.
*Esta é uma resposta pessoal baseada na aprendizagem que você desenvolveu no curso até aqui.
Dicas dos professores:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em “Material da Disciplina”.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! Em arquivos em branco, corrompidos ou incorretos não receberão nota.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador.