Etapa 2: Leitura e análise de estudo de caso, realização e envio da atividade
Estudo de caso fictício – Cerveja Artesanal
Considerando o aumento do nível de exigência dos consumidores de cervejas por produtos diferenciados e visualizando uma possibilidade de crescimento desse tipo de produto, a Cervejaria Weiss irá desenvolver e lançar uma cerveja artesanal, para distribuição e consumo para pessoas que busquem bebidas diferenciadas.
Segundo levantado no planejamento estratégico da empresa, o lançamento de um novo produto no mercado, com diferencial de sabor e destinado a um público mais seleto, deverá trazer um aumento de faturamento da ordem de 5% após o segundo ano de mercado. O projeto é para desenvolvimento e lançamento de uma cerveja artesanal no mercado brasileiro.
O prazo limite é dezembro de 2023 e tem um orçamento total de um milhão de reais. O preço unitário ao consumidor final da cerveja em garrafas de 500 ml, não pode ultrapassar o valor de R$ 10,00.
Elaborado pela professora, 2023.
Agora é com você!
Agora vamos praticar! Você é o(a) Gerente do Projeto de lançamento de uma cerveja artesanal e sua missão consiste em:
- Elaborar e desenvolver dois documentos do Plano do Projeto: Termo de Abertura do Projeto e Estrutura Analítica do Projeto. Os dois documentos do projeto devem ser executados com base no estudo de caso apresentado anteriormente. Atenção! O projeto é para lançamento de uma cerveja artesanal no mercado brasileiro. No FORMULÁRIO PADRÃO MAPA tem as informações que você precisa contemplar em cada documento.