MAPA – ADM – TEORIA DOS JOGOS – 51/2023
Olá, estudante! Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema da atividade.
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: leitura do texto de apoio.
A Teoria dos Jogos é um ramo da Matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde os jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Essa abordagem tem sido utilizada para analisar problemas de conflito quando existe a interação entre tomadores de decisão. Os métodos dessa teoria são amplamente utilizados em mercados competitivos. Ela se constitui como uma importante área de interligação entre a investigação matemática e econômica.
A Teoria dos Jogos se constitui como um conjunto de ferramentas analíticas projetadas para ajudar a entender o fenômeno que se observa quando os tomadores de decisão interagem. A suposição básica em que se apoia essa teoria é que os tomadores de decisão adotam objetivos exógenos bem definidos (eles são racionais) e levam em conta seus conhecimentos e suas expectativas em relação ao comportamento dos outros tomadores de decisão (eles pensam estrategicamente).
Os jogos podem ocorrer de maneira simultâneas ou sequenciais. Nos jogos simultâneos, os jogadores se movem ao mesmo tempo, desconhecendo previamente as ações de seus adversários. Nos jogos sequenciais, os jogadores fazem os movimentos um após o outro. Isto é, os jogadores tomam suas decisões estratégicas em uma sequência definida anteriormente (conhecida pelos jogadores). MAPA – ADM – TEORIA DOS JOGOS – 51/2023
Fonte: adaptado de: https://www.tiespecialistas.com.br/te…. Acesso em: 26 jan. 2023.
SEGUNDA ETAPA: análise da situação-problema.
Considere a seguinte situação hipotética: para não correr o risco de perder sua liderança no varejo de moda brasileiro, a Empresa Moda S.A. iniciou 2023 com uma agressiva campanha de marketing e um programa de modernização de algumas de suas lojas físicas. Já a sua principal concorrente (Empresa Vest Bem) preferiu aumentar os pontos de venda e investir também em Marketing, ameaçando o lugar da líder. Dadas essas estratégias, tanto a Empresa Moda S.A. quanto a concorrente esperam conseguir como recompensa acréscimos em seus respectivos faturamentos no ano corrente.
O jogo entre a Empresa Moda S.A. e sua concorrente (Empresa Vest Bem) terá as seguintes interações:
- I) A campanha de Marketing (CM) proporcionará à Empresa Moda S.A. um acréscimo de 10% nas suas vendas em qualquer cenário. Diante dessa escolha, a Empresa Vest Bem ganhará 7% a mais de faturamento se aumentar seus pontos de venda (PV) ou 9% se escolher a estratégia de Marketing (CM).
- II) Na hipótese da Empresa Moda S.A. colocar em prática seu plano de modernização das lojas (ML), ela ganhará 8% a mais no seu faturamento independentemente do que a concorrente fizer. Nesse ambiente, a Empresa Vest Bem poderá acrescentar 9% a mais em seu faturamento se construir mais lojas (PV) ou 7% se optar por investir em marketing (CM).
Nesse contexto, considere a seguinte representação das estratégias de tomada de decisão das empresas Moda S.A. e Vest Bem no varejo de moda no Brasil:
TERCEIRA ETAPA: realização da atividade.
Chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?
Suponha que você faça parte da equipe de planejamento estratégico da Empresa Moda S.A., a qual tem a tarefa de analisar qual é a melhor estratégia possível que sua empresa pode tomar com o objetivo de maximizar o seu faturamento ao longo do ano de 2023. Com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, responda o que se pede a seguir:
- Encontre a solução final do jogo (Equilíbrio de Nash) aplicando o método da indução retroativa.
- Represente o jogo na forma simultânea.
- Considerando o jogo simultâneo, identifique as estratégias dominantes, se elas existirem. Explique
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – ATIVIDADE 1
51/2023 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – ATIVIDADE 1
ATIVIDADE – ADM – ESTATÍSTICA – 51/2023
MAPA – ADM – ESTATÍSTICA – 51/2023
ATIVIDADE 1 – ADM – TEORIA DOS JOGOS – 51/2023