MAPA – AGRO – NOVAS TECNOLOGIAS NO AGRONEGÓCIO – 54/2023
Prezado estudante, bem-vindo à atividade MAPA!
Como você já conhece, a atividade MAPA preconiza a realização de uma tarefa que lhe permita imergir em uma problemática relacionada ao mundo do trabalho de sua profissão, de maneira a lhe fazer refletir sobre tal problemática e propor uma solução inovadora e coerente.
A proposição de soluções à esta problemática está totalmente ligada aos conteúdos vistos em sua disciplina, sendo, portanto, uma oportunidade única de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Todavia, lembre-se que os conhecimentos que você está adquirindo em sua disciplina do momento devem ser integrados aos demais conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso, para uma experimentação mais profunda neste MAPA. Além disso, lembre-se sempre de consultar as bases de literatura, no sentido de embasar sua tomada de decisão.
Importante frisar: Toda vez que se utilizar de uma literatura, lembre-se de citá-la ao longo de sua resposta e referenciá-la adequadamente, sempre com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Isto posto, vamos ao nosso MAPA!
REDUÇÃO DE CUSTOS, REDUÇÃO DE MÁQUINAS E REDUÇÃO DA PRODUTIVIDADE?
Caro estudante: Você já parou para pensar sobre a dimensão das máquinas de antigamente, frente a dimensão das máquinas de hoje em dia? Notamos que há uma nítida diminuição, não é mesmo? Vamos pensar em um simples computador: Na década de 1960, um computador com poder mínimo de processamento ocupava, por vezes, um prédio inteiro, dada a complexidade dos mecanismos computacionais. Hoje, aposto que você está lendo este documento em uma simples tela, fina, ligada à uma caixa que ocupa pouquíssimo espaço em sua mesa.
Do mesmo modo, podemos pensar nos maiores aviões cargueiros de antigamente, que se utilizavam de quatro conjuntos de motores turbofans para levar pesos brutos menores frente aos que os aviões de hoje atualmente levam, com motores menores, sendo, em sua maioria, apenas dois.
O que dizer então das máquinas agrícolas? Com tamanhos menores e com motores menos poluentes e eficientes, conseguem produzir a força necessária para conduzir as mais pesadas tarefas do campo.
Todos os exemplos citados nos remetem à ideia de downsizing, conceito amplamente praticado pela indústria e pelo setor de serviços nas últimas três décadas. As tecnologias aplicadas ao agronegócio, sejam no dentro da porteira, ou mesmo, na distribuição dos produtos depois da porteira, já possuem exemplos de aplicação deste conceito.
Neste sentido é que propomos o nosso MAPA. Preste atenção nas instruções e as cumpra adequadamente para a realização da atividade.
1) Primeiro, você deverá debater o conceito de Downsizing no Agronegócio, com base em cinco literaturas à sua escolha.
2) Segundo, você deverá inserir imagens e explicar sobre dois exemplos de downsizing no Agronegócio, sendo um ligado ao dentro da porteira e outro ligado ao setor de logística. Basta inserir a imagem do exemplo e explicar sobre este exemplo, enfatizando o motivo pelo qual ele se encaixa na ideia de downsizing.
Intruções para realização da atividade MAPA:
– Inicialmente, baixe o formulário da atividade, que se encontra em seu Studeo. Este formulário será o template para a execução de sua atividade.
– Após cresponder a atividade, confira se todas as informações solicitadas estão de acordo com a proposta e cuide do aspecto do texto. Deixe-o bem formatado (fonte Arial 12, espaçamento simples e texto com alinhamento justificado).
– Salve o arquivo em um local fácil em sua máquina. Lembre-se que a produção do MAPA deve ser realizada por meio de editores de texto que permitam que a versão final do arquivo esteja no formato .DOC ou .DOCX (Microsoft® Word).
– Finalmente, adentre ao ambiente da disciplina, na Atividade MAPA e a responda, anexando o arquivo que você produziu.
– DICAS:
* Lembre-se de responder aos questionamentos da maneira mais completa e embasada possível.
* Veja outros materiais extras (Material de Apoio) que também podem te ajudar.
* Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte. Portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa conforme as normas da ABNT, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) Professor(a) mediador(a).
Bons estudos!