MAPA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – 52/2023
Um centro de usinagem manual foi automatizado e passou a ser controlado por um CLP com as funções de avanço, retorno, sentido de giro, velocidade de avanço, comando emergência e sensor de peça, sendo controlados de acordo com a lógica descrita no funcionamento da máquina:
Quando uma peça a ser usinada é posicionada na morsa manual do centro de usinagem e pressionando-se o botão liga, o centro de usinagem passa a operar somente se o cabeçote de usinagem estiver na posição inicial (determinada pelo sensor indutivo “h”) e o sensor de peça (SP) detecte a mesma em sua posição de usinagem.
Uma vez iniciada a usinagem, o motor da coluna (MC) deve ser acionado no sentido descendente e em alta velocidade, com o motor da furadeira (MF) em rotação no sentido horário até a posição “b1”, onde a broca continua a avançar, porém, em baixa velocidade de MC, pois neste instante a broca deve usinar a peça. A Figura 1 mostra uma representação do equipamento.
Figura 1: Centro de usinagem automatizado.
Ao finalizar a usinagem, estado detectado pelo sensor b2, a broca deve girar no sentido anti-horário e o motor da coluna deve ser acionado no sentido ascendente (para cima) até encontrar novamente o sensor “h”. Caso seja pressionado o botão desliga simultaneamente com o botão liga, nada deve ocorrer, sendo de prioridade para o desliga a ação. Caso o botão emergência seja pressionado, o processo deve parar em qualquer etapa em que esteja e quando liberado este botão, o processo retoma de onde parou. Se pressionado o botão desliga ou a peça sair de sua posição, em qualquer etapa do processo, o mesmo deve retomar do início e desligar todas as saídas do controlador.
ATIVIDADE MAPA:
Apresentar o diagrama FBD deste processo de automação do centro de usinagem produzido no ambiente ZELIO SOFT.