MAPA – BEDU – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51/2023
A partir de 2019 a Psicomotricidade passou a ser reconhecida no Brasil como uma profissão. Porém, antes mesmo desse reconhecimento, já haviam muitos profissionais de diferentes áreas, dedicados ao estudo dessa ciência. A intervenção profissional, também, já há muito tempo acontece no Brasil. Os principais campos de intervenção da psicomotricidade no Brasil têm sido nas terapias clínicas, especialmente com crianças com distúrbios no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, e o espaço escolar, onde professores e pedagogos têm buscado cada vez mais conhecimentos para suas intervenções no dia-a-dia com as crianças. MAPA – BEDU – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51/2023
No campo da Educação Física é possível utilizarmos os conhecimentos da Psicomotricidade nas diferentes áreas e em todas as faixas etárias. Mas em se tratando da infância, que é a fase de maior desenvolvimento, podemos realizar intervenções na escola, nos clubes, no ambiente aquático, em condomínios, na própria academia.
As intervenções psicomotoras junto as crianças, no espaço escolar ou clínico, podem ocorrer de forma individualizada ou em grupos, o que vai depender dos objetivos e das necessidades de cada criança. MAPA – BEDU – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51/2023
Dito isso, você, como profissional ou professor de Educação Física, deverá propor alguns jogos e brincadeiras que desenvolvam ou estimulem os elementos psicomotores, para um grupo de 12 crianças com idade entre 04 e 06 anos.
Elementos psicomotores que devem ser estimulados/desenvolvidos durante as atividades:
– ESQUEMA CORPORAL (NOÇÃO DE CORPO)
– ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL (NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO)
– COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL/ GLOBAL (PRAXIA AMPLA)
– COORDENAÇÃO MOTORA FINA (PRAXIA FINA) – LATERALIDADE (LATERALIZAÇÃO)
– EQUILÍBRIO.
Na elaboração da sua intervenção, é necessário considerar as etapas de desenvolvimento segundo Jean Piaget, Jean Le Boulch, Henri Wallon, presentes no nosso material didático, e também Dadiv L. Gallahue, disponível no material da disciplina, para que as atividades sejam adequadas para a faixa etária atendida por você.
Para a atividade mapa da disciplina de desenvolvimento psicomotor na infância você deverá:
– Apresentar 2 brincadeiras ou jogos, utilizando o modelo da atividade mapa disponível no material da disciplina, sendo no total 2 fichas de atividades.
– Cada brincadeira/jogo deverá ter como objetivo desenvolver nas crianças no mínimo 2 e no máximo 3 elementos psicomotores listados acima.
– Dessa forma, em toda sua atividade mapa, você deverá apresentar no mínimo 4 elementos psicomotores diferentes.
– As atividades devem ser adequadas para as crianças de 04 a 06 anos.
Na ficha de planejamento de intervenção, disponível no modelo mapa, deverá conter os seguintes itens:
Ficha nº 01
- Nome da brincadeira/jogo:
- Público alvo: Crianças de 4 a 6 anos.
- Conceito da atividade: (aqui você deverá apresentar a ideia principal da atividade)
- Local: (aqui você deverá apresentar as instalações físicas, tipo de local)
- Recursos necessários: (aqui você deverá apresentar os materiais)
- Descrição detalhada da atividade: (aqui você deverá descrever detalhadamente o jogo/a brincadeira) • Elemento(s) psicomotor(es) a ser desenvolvido: (aqui você deverá apresentar os elementos psicomotores envolvidos na atividade – no mínimo 2 e no máximo 3)
- Definição do conceito do elemento psicomotor desenvolvido na atividade: (aqui você deverá apresentar a definição dos elementos psicomotores envolvidos na atividade)
- Justificativa: (aqui você deverá explicar como os elementos psicomotores indicados por você, serão desenvolvidos, em que momento da atividade, de que forma etc.)
- Relevância: (aqui você deverá explicar qual a importância desses elementos psicomotores indicados por você, para o desenvolvimento da criança?)