MAPA – BEDU – LUTAS – 54/2023
A proposta do “Teaching Games for Understanding”, por exemplo, ilustra a possibilidade de se abordar o ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva por meio da abordagem de jogos reduzidos que introduzam conceitos relacionados à lógica interna destas modalidades, porém de forma lúdica e com a preocupação no aprendizado dos alunos.
Fonte: RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, p. 283-300, 2012.
Imagine a seguinte atuação hipotética:
Você acabou de ser contratado em uma escola de lutas da sua cidade, que é muito conhecida por formar grandes esgrimistas. Assim, você será responsável pelo ensino da modalidade ESGRIMA para alunos entre 12 e 14 anos anos. Além da prática da modalidade, umas das propostas da escola em questão é ensinar e praticar com diferntes recursos, de forma que a esgrima possa ser mais difundida.
Nesse sentido, a coordenadora da escola solicitou que você criasse um modelo de espada de esgrima utilizando materiais alternativos, e apresentasse o plano de treinamento das duas primeiras aulas para a INICIAÇÃO ESPORTIVA do ensino da modalidade ESGRIMA, que busque romper com a organização tradicional dessa modalidade, utilizando a proposta do Teaching Games for Understanding.
– Lembre-se de que você trabalhará com uma turma de iniciação esportiva a qual os alunos apresentam idades diferentes, portanto seu objetivo no plano de aula será construir as bases motoras, físicas e cognitivas das lutas de maneira geral, abrangente. Use sua capacidade criativa. Assim, nessa atividade, você deverá:
- Organizar a criação de uma espada de esgrima utilizando material alternativo (sacola plástica, tecido TNT, algodão, espuma de tecido, papel, palelão etc.).
- Tirar cinco fotos do processo de criação da espada de esgrima, uma dessas fotos deverá ser sua, segurando a espada.
- Inserir as cinco fotos no MODELO de MAPA da atividade.
- Criar duas atividades que você utilizaria para iniciação esportiva da esgrima em suas aulas (as atividades deverão obrigatoriamente DETALHAR todos as etapas de realização, considerando que a espada de egrima utilizada será de MATERIAL ALTERNATIVO).
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (LEIA TUDO COM BASTANTE ATENÇÃO E CALMA):
– As cópias literais do livro didático não serão aceitas, uma vez que é necessário descrever com suas próprias palavras, pois cópias literais são consideradas PLÁGIO.
– Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
– A atividade deverá ser realizada individualmente.
– A atividade deverá ser entregue no MODELO DE MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina de Lutas.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
– Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo como principais fontes de apoio.
– Lembre-se de finalizar a sua atividade quando enviar o seu arquivo.
– A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.
– Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS. Dessa maneira, EVITE deixar a realização para a última hora.