MAPA – BEDU – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 51/2024
A antropometria compreende o estudo das características mensuráveis do corpo humano. Assim, ela mede e avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação física, podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos e perímetros dos segmentos, bem como as dobras cutâneas e a densidade corporal.
Fonte: BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e avaliação em educação física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos,nesta atividade MAPA suponha que você foi convidado a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.
Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Assim, siga as orientações a seguir:
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina.
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
FICHAS DE AVALIAÇÃO
# Ficha de avaliação 1
Data da avaliação: 27/02/2024
Avaliado(a): Carolina
Sexo: feminino
Data de nascimento: 11/09/1997
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,62m
Circunferência da Cintura: 96cm
Dobras cutâneas |
|
1° medida |
2° medida |
3° medida |
Dobra cutânea do Peitoral: |
15,5 mm |
15,9 mm |
15,7 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: |
30,8 mm |
34,1 mm |
32,5 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: |
26,9 mm |
29,8 mm |
28,4 mm |
Dobra cutânea da Coxa: |
26,1 mm |
28,8 mm |
27,5 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: |
28,6 mm |
31,7 mm |
30,2 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: |
18,6 mm |
20,5 mm |
19,6 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: |
28,0 mm |
30,9 mm |
29,5 mm |
# Ficha de avaliação 2
Data da avaliação: 27/02/2024
Avaliado(a): João
Sexo: masculino
Data de nascimento: 15/09/1986
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,79m
Circunferência da Cintura: 86cm
Dobras cutâneas |
|
1° medida |
2° medida |
3° medida |
Dobra cutânea do Peitoral: |
5,0 mm |
5,2 mm |
4,7 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: |
16,1 mm |
16,9 mm |
15,2 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: |
9,5 mm |
9,9 mm |
9,3 mm |
Dobra cutânea da Coxa: |
18,2 mm |
19,1 mm |
18,1 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: |
14,2 mm |
14,9 mm |
13,4 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: |
9,0 mm |
9,4 mm |
9,2 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: |
15,2 mm |
15,9 mm |
15,4 mm |
ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS
Quando aplicamos um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.
Nesse contexto, responda às questões a seguir:
1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?
2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?
3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?
4) A Figura 1 ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas:
Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas
Fonte: o autor.
Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea:
Identificação da localização |
Nome da dobra cutânea |
1 |
|
2 |
|
3 |
|
4 |
|
5 |
|
6 |
|
7 |
|
5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Carolina e do João. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.
Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.
1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Carolina. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Carolina. Utilize a fórmula de Siri (1961).
3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Carolina.
4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do João. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do João. Utilize a fórmula de Siri (1961).
6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do João.
ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Carolina e do João.
Para responder essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:
1) Resultado e diagnóstico do IMC da Carolina.
2) Considere a medida da circunferência de cintura da Carolina. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?
3) Considere o percentual de gordura corporal da Carolina. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?
4) Resultado e diagnóstico do IMC do João.
5) Considere a medida da circunferência de cintura do João. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?
6) Considere o percentual de gordura corporal do João. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?