MAPA – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – 53/2023
Imagine-se em uma sala de aula, ministrando a disciplina de Ciências. Existem diversas ferramentas metodológicas importantíssimas que podem ser utilizadas afim de promover a aprendizagem em seus alunos. Uma dessas ferramentas é a aula de Campo. Definida por Fernandes (2007, p. 22 apud VIVEIRO, 2009, p. 2) como “toda aquela que envolve o deslocamento dos alunos para um ambiente alheio aos espaços de estudo contidos na escola”.
As atividades de campo na disciplina de Ciências, referem-se a uma estratégia de ensino em que a sala de aula é substituída por outro ambiente, podendo ele ser natural ou não, porém, no qual existam condições para estudar as relações entre os seres vivos ali presentes, incluindo a interação do homem nesse espaço.
Essa modalidade pode ocorrer em um jardim, uma praça, um museu, uma indústria, uma área de preservação, um bairro, incluindo desde saídas rápidas ao entorno da escola até viagens que ocupam vários dias.
No entanto, para que essa aula possa ser realizada, precisa ter um propósito educativo e oferecer condições para que as crianças exercitem a observação e a experimentação como procedimentos básicos na aprendizagem de Ciências. Além disso, um trabalho de campo deve envolver todos os procedimentos, não só a saída propriamente dita, mas as fases de planejamento, que incluem a viabilidade da saída, os custos, o tempo necessário, a elaboração e a discussão do roteiro, a autorização junto aos responsáveis pelos alunos, a execução e a saída a campo.
ARAÚJO, João Luis Dequi; BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Unidade 5, p. 169).
A proposta da atividade Mapa é, você professor planejar uma aula de campo abordando os seguintes critérios:
- Identificar o local da possível aula;
- Marcar a data e o horário para a realização da mesma;
- Discutir que tipos de dados serão coletados e a forma como fazê-lo;
- Selecionar as referências que serão consultadas os materiais e ferramentas a serem utilizados;
- Organizar a turma em grupos de trabalho, definir funções e distribuir tarefas;
- Realizar leituras informativas sobre o objeto da excursão;
- Sumariar, ou seja, resumir, os planos específicos de cada grupo e informar a turma sobre as tarefas de cada grupo, de modo que todos tenham conhecimento de tudo.
OBSERVAÇÕES:
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
– Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
– Responda em “FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA”
– Você pode recorrer às ideias de autores para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
– Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12.
Em caso de dúvidas consulte seu professor mediador e o vídeo de orientações para a realização da atividade MAPA disponível no Material da disciplina.