MAPA – CCONT – SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 54/2023
Olá, acadêmico(a), seja bem-vindo(a) ao M.A.P.A. da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social! Chegou o momento de explorar, de forma prática, os conteúdos aprendidos na disciplina. Esta atividade terá como foco a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), abordada na Unidade V do Livro da Disciplina.
Para realizar a Atividade, realize as etapas passos a seguir:
1. Leia o texto-base;
2. Estruture a DVA a partir das informações do Quadro 1, aplicando a NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado;
3. Responda as questões “a”, “b”, “c”, “d” e “e”.
Texto-base:
O Valor Adicionado representa a riqueza criada pela empresa, que é medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. O Valor Adicionado também inclui o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, riqueza que é produzida por terceiros e transferido à entidade (CFC, 2008).
As empresas estão inseridas na sociedade e a sua atuação impacta diretamente e indiretamente os stakeholders. Desta forma, torna-se oportuno (e relevante) que as elas evidenciem a DVA, demonstrando qual é o valor gerado e distribuído aos stakeholders por meio de suas operações.
Em 2008, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, uma Norma Brasileira de Contabilidade que aborda a DVA. Esta demonstração produz informações úteis e relevantes aos usuários da informação, que contribuem para suas tomadas de decisão (CFC, 2008).
Fonte: CHATALOV, R. C. S.; MATOS, N. C. S.; AYRES, W. D. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado. Ano: 2008. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001138. Acesso em: 25 ago. 2023.
Nara Gaspar é contadora da Brasileira Ltda (fictícia), uma indústria de pequeno porte, do município de Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. Nara Gaspar precisa estruturar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da Brasileira Ltda referente ao período de 01/01/20×1 a 31/12/20×1. O Quadro 01 apresenta os valores para elaboração da DVA da Brasileira Ltda:
Quadro 01: Contas de Resultado da DVA da Brasileira Ltda.
Fonte: Elaborado pelo Professor (2023).
Etapa 2: Nesta etapa você ajudará Nara Gaspar a estruturar a DVA da Brasileira Ltda. Os valores apresentados no Quadro 01 estão em ordem alfabética e, portanto, você precisa organizar as contas de resultado, calcular os subgrupos, estruturar a DVA e analisar os indicadores da DVA. Para estruturar a DVA a Brasileira Ltda utilize a NBC TG 09, Modelo I. Para isto, considere apenas os valores disponibilizados no Quadro 01, não realize compensações de saldos, compensações de impostos ou outros efeitos fiscais que gerem modificações em saldos das contas de resultado.
A partir da etapa 2, responda as questões “a”, “b”, “c”, “d” e “e”:
a) Calcule os subgrupos de 20×1 e 20×0 da DVA da Brasileira Ltda. Os subgrupos são: (1) Receitas; (2) Insumos adquiridos de terceiros; (3) Valor adicionado bruto; (5) Valor adicionado líquido produzido pela entidade; (6). Valor adicionado recebido em transferência; (7). Valor adicionado total a distribuir; (8). Distribuição Do Valor Adicionado; (8.1) Pessoal; (8.2) Impostos, taxas e contribuições; (8.3) Remuneração de capitais de terceiros; (8.4) Remuneração de capitais próprios.
b) Explique (em até 5 linhas), com base na NBC TG 09, se há diferenças nos montantes apurados como valor adicionado líquido e no valor distribuído na DVA das organizações.
c) Argumente (em até 5 linhas), com base nos valores apurados, quais foram os stakeholders que receberam maior riqueza (valor distribuído) da Brasileira Ltda em 20×1.
d) Explique (em até 5 linhas), se a Brasileira Ltda distribuiu maior riqueza (em reais) aos stakeholders funcionários no exercício social de 20×0 ou em 20×1.
e) Explique (em até 5 linhas), se a Brasileira Ltda distribuiu maior riqueza (em reais) aos stakeholders externos que forneceram capital (capital de terceiros) no exercício social de 20×0 ou em 20×1.