MAPA – CONFIABILIDADE DE SISTEMAS – 54/2023
ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES:
Olá, estudante!
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas podem ser entregues utilizando o template/modelo de resposta disponibilizado no “Material da Disciplina”, no próprio ambiente da disciplina.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
– Após inteiramente respondida, a atividade deve ser enviada para correção por meio do Studeo em .pdf.
– A atividade pode ter quantas páginas você precisar para respondê-la, desde que siga a sua estrutura.
– A atividade deve ser enviada única e exclusivamente pelo Studeo, no campo destinado a esta atividade da disciplina de Confiabilidade de Sistemas. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
– Coloque um nome simples em seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
– Transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades e alterações de formatação.
– Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a atividade MAPA da disciplina de Confiabilidade de Sistemas? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
– Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão “MAPA”. No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que tudo está certo, pois, uma vez finalizado, não será possível modificar o arquivo. Sugerimos que clique no link gerado da atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
– Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados!
A equipe de mediação está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” no Studeo. Aproveite essa ferramenta!
MÃOS À OBRA!
Suponha que você seja o(a) encarregado(a) da gestão da manutenção de uma frota de viaturas da polícia em uma grande capital. Ao revisar o histórico de manutenção da viatura específica com o número 1503, você encontrou os detalhes da Tabela 1.
Esta tabela registra as Datas de Ocorrência (indicando quando o problema foi identificado) e as Datas de Finalização (indicando quando a questão foi resolvida). Além disso, há uma coluna que classifica as situações como “OP” (em operação) ou “FOP” (fora de operação). No caso das situações “FOP”, também foram registradas as horas de inatividade.
É importante observar que as manutenções realizadas enquanto a viatura estava em operação geralmente envolviam substituições de peças de menor importância para a segurança do veículo, permitindo que a viatura continuasse em funcionamento. Em alguns casos, a necessidade de substituição era identificada, e a peça correspondente era solicitada, mas sua chegada poderia levar alguns dias.
Premissas a serem consideradas:
Para o cálculo do MTBF (do inglês significa Tempo Médio Entre Falhas), serão consideradas apenas as ocorrências que deixaram a viatura fora de operação (FOP).
A viatura deve ser considerada disponível para uso 24 horas por dia, independentemente da escala de serviço dos policiais, devido às demandas da polícia.
Considere uma aproximação de 730 horas por mês e 8.760 horas por ano.
Tabela 1 – Histórico de manutenções da viatura 1503
Fonte: o autor.
ETAPA 1:
Com base nas informações apresentadas, calcule:
a) O MTBF anual (em horas) para 2022.
b) O MTBF mensal (em horas) para os meses de:
– janeiro/2022;
– agosto/2022;
– setembro/2022;
– novembro/2022.
c) A Disponibilidade anual para 2022, em porcentagem.
d) A Disponibilidade mensal (em porcentagem) para os meses de:
– janeiro/2022;
– agosto/2022;
– setembro/2022;
– novembro/2022.
ETAPA 2:
Analisando o valor da Disponibilidade anual para 2022, você a classificaria como Classe Mundial? Sim ou não? Justifique a sua resposta.