MAPA – ECO – CIÊNCIAS SOCIAIS – 53/2023
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir duas etapas, a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: leitura do texto de apoio.
Sabemos que o consumo faz parte da vida social e que as mercadorias estão sempre a nossa volta. Somos levados a consumir e gostamos deste ato. Não é de hoje que a mercadoria se apresenta de uma maneira preponderante, desde a primeira Revolução Industrial (séc. XVIII a XIX ) Karl Marx considerava que a mercadoria teria um fetiche (MARX, 2011), fazendo com que ela fosse capaz de carregar a marca do trabalho humano e também aparecer enquanto objeto de desejo. A verdade é que nós “vivemos no tempo dos objetos e existimos segundo o seu ritmo e em conformidade com a sua sucessão permanente” (BAUDRILLARD, 1995, p. 15).
Fonte: BALDRILLARD, J. A Sociedade do Consumo. São Paulo: Edições 70, 1995.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011.
SEGUNDA ETAPA: realização da atividade.
O fato interessante desta lógica, e que nos diz respeito nesta atividade MAPA, é que nós também somos seres objetificados, ou seja, em alguns momentos podemos adquirir características de produto. Embasando-se nas discussões a respeito do consumo e dos papéis sociais (personagens) que representamos perante a sociedade, você fará do campo virtual e das redes sociais seu ambiente de pesquisa nesta atividade.
- Você deve buscar 2 (dois) perfis nas redes sociais (Instagram, Tiktok etc.) que lhe interessem, e descrever como o personagem deste perfil se apresenta nas redes sociais. Faça uma descrição positiva ou negativa deste perfil, destacando os atributos do porquê este perfil chama a sua atenção.
*Se você puder inserir uma imagem de cada perfil que seja pública, enriquecerá nossa dinâmica.
- Qual o valor agregado destes perfis? Apresente o que eles vendem em forma de conteúdo (produto material ou imaterial).
- Se você estivesse montando um negócio ou precisasse usar suas mídias sociais para alavancar sua marca ou sua vocação profissional, quais técnicas você usaria para ter um bom resultado nas redes sociais? Descreva no mínimo 3 (três) técnicas. Se apoie na teoria de Erving Goffman, que diz que a nossa vida pessoal e social está cheia desses momentos em que precisamos incorporar personagens. São os chamados papéis sociais em que todos nós atuamos para conquistar nosso espaço.
IMPORTANTE:
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a).