MAPA – ECO – FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL – 54/2023
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Formação Econômica do Brasil!
Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.
Primeira etapa: LER atentamente os textos de apoio.
Segunda etapa: Assistir a reportagem e acessar os sites
Terceira etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.
Quarta etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio.
Texto 1
A análise das questões sociais, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, compreende, inevitavelmente, lançar luz às mudanças estruturais e históricas dentro do mercado de trabalho. No caso brasileiro, a questão social deve ser entendida como resultado de um passado escravista e colonial e como consequência do subdesenvolvimento. Nesse contexto, desigualdade racial e precariedade ocupacional são conceitos centrais que, combinados, evidenciam que nas sociedades capitalistas ciclos de crise são uma constante, sejam eles econômicos, sanitários, políticos etc. Haja vista a crise econômica a partir de 2015, na qual a desigualdade racial começa a se ampliar e a se propagar ancorada na flexibilização das leis trabalhistas que aprofunda e normatiza a precariedade: enfraquecendo os sindicatos, destituindo direitos trabalhistas e colocando em risco a saúde física e mental de trabalhadores e trabalhadoras ao relativizar jornadas de trabalho extensas com rendimentos condicionados ao tempo trabalhado. Ao somar isso à crise econômica advinda da crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 corrobora-se a desestruturação do mercado de trabalho e agrava os níveis de precariedade, principalmente entre negros e negras, uma vez que as medidas provisórias adotadas nesse período, combinadas com a reforma trabalhista, faz com que trabalhadores e trabalhadoras – aqueles de mão de obra não ou pouco qualificada – se insiram no mercado informal e precário com maior incidência. Além disso, essa população seguiu sendo sobrerrepresentada nos indicadores de desemprego, informalidade e precariedade.
Moreira, Ana Paula Ribeiro. Desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro : uma análise da precariedade ocupacional na população negra (2012-2021). Campinas, SP : [s.n.], 2022. (adaptado)
Texto 2
Se a sociedade fosse uma casa, o racismo seria o cimento que a construiu.” Com essa metáfora, a economista Ana Paula Ribeiro Moreira ilustra como o racismo é uma estrutura que rege o funcionamento da sociedade. Inerente ao modo de produção capitalista, ele também se manifesta na criação e manutenção de desigualdades em ambientes como o mercado de trabalho. Exemplo disso para ela é o fato de que as duas últimas grandes crises econômicas impactaram com mais intensidade a situação ocupacional de pessoas negras, agravando desigualdades que vinham sendo atenuadas desde o início do século.
Disponível em:<https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/683/populacao-negra-foi-mais-afetada-por-crises-no-mercado-de-trabalho>. Acesso em: 16 ut 2023.
SEGUNDA ETAPA: Assistir a reportagem e acessar os sites
Assista, principalmente, aos primeiros 25 minutos documentário “Ecos da Escravidão“, produzido pelo programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=xR549adx5Go
Visitar sites: < https://ibre.fgv.br/blog-da-conjuntura-economica/artigos/crescimento-da-populacao-em-idade-ativa-e-maior-entre-mulheres>
<https://gife.org.br/como-mudar-cenario-de-desigualdade-racial-no-mercado-de-trabalho/>
Para acompanhar dados estatísticos sobre mercado de trabalho.
TERCEIRA ETAPA: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede nos comandos
Com base no texto, bem como nos materiais de estudos, imagine que você foi convidado como economista palestrante em uma universidade. Sabendo da importância da sua atribuição para a reflexão crítica acerca do contexto da formação econômica do Brasil, bem como, mundial, foi lhe dado como tarefa elaborar um texto dissertativo argumentativo, que será apresentado na universidade na presença de autoridades locais e regionais. Você deverá abordar a relação entre o mercado de trabalho brasileiro e a questão racial. O seu texto deverá conter o mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
Dessa forma, seu texto deve contemplar os seguintes pontos:
- a) Modos de aquisição de escravos negros na África e o cotidiano nos navios negreiros;
- b) Como o sistema econômico europeu, vigente no Brasil colônia, influenciou no tráfico de negros para o Brasil;
- c) O contexto atual do mercado de trabalho brasileiro, principalmente para o caso das mulheres.
Para desenvolver essa atividade, você pode se valer dos textos disponibilizados no Material da Disciplina.
- d) Sugerir soluções para o racismo estrutural.
QUARTA ETAPA: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs.: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a)!