MAPA – ECO – HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO – 52/2023
Olá, querido(a) acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso(a) em uma análise acerca do “paradoxo água-diamante”.
Qual é o verdadeiro significado da palavra VALOR?
A palavra VALOR tem dois significados diferentes. Algumas vezes, expressa a utilidade de um objeto específico e, algumas vezes, o poder de compra de outros bens que a posse desse objeto confere. Um deles pode ser chamado de “valor de uso”; o outro, “valor de troca”.
As coisas com grande valor de uso, geralmente, têm pouco ou nenhum valor de troca. Já aquelas com grande valor de troca, às vezes, têm pouco ou nenhum valor de uso.
Neste momento, quero convidá-lo(a) a verificar quais são os bens com valor de uso para você e quais são os bens com valor de troca, ou seja, dentre os bens que você costuma consumir, verifique quais são os que possuem valor de uso e quais são que possuem valor de troca.
Pois bem, tendo verificado, o convite, agora, é para refletir sobre o que, para você, tem “valor de uso” e o que tem “valor de troca”. Iniciaremos essa reflexão com a seguinte afirmação: nada é mais útil do que a água, mas ela raramente poderá comprar alguma coisa; raramente, qualquer coisa pode ser obtida na troca por ela. Um diamante, ao contrário, tem pouco valor de uso, mas uma quantidade enorme de outros bens, geralmente, pode ser obtida na troca por ele.
Adam Smith (1723–1790), o brilhante e amável fundador da escola clássica, direcionou seus estudos e sua atenção para o valor de troca, o poder que a posse de um bem fornece para a compra de outros bens. A questão do que determina o valor de troca de um bem ou, simplesmente, seu preço relativo, tem sido um dos focos centrais dos economistas desde que a economia de mercado se desenvolveu.
Em termos práticos, as pérolas têm valor porque as pessoas mergulham para achá-las ou as pessoas mergulham para achá-las porque elas têm valor? Smith, respondeu, basicamente, que as pérolas (bens) têm valor porque as pessoas precisam mergulhar para consegui-las, ou seja, o CUSTO DA PRODUÇÃO determina um valor de troca do bem ou o preço relativo.
Atividade proposta:
Marco Antônio, empresário do ramo alimentício no estado de São Paulo, está preocupado com a crise hídrica quem tem atingido diretamente todos os setores produtivos do Brasil. Diante de tal contexto, está em dúvida sobre fomentar o agronegócio em outros estados brasileiros. Ele desconhece os conceitos de valor de uso e de valor de troca debatidos por Adam Smith. Nessa direção, ele procurou por você, economista renomado(a) e exímio(a) estudioso(a) de História do Pensamento Econômico, para lhe pedir um parecer.
Você, ao ser procurado(a) por Marco Antônio, imediatamente se dispõe a realizar uma pesquisa acerca das causas, dos impactos e das soluções para a crise hídrica no Brasil, para, posteriormente, emitir um parecer.
Findada a pesquisa, você deverá dar início à emissão do parecer, já que Marco Antônio aguarda ansiosamente um direcionamento. Seu parecer deverá fazer menção, de forma justificada:
(a) Ao valor de uso e ao valor de troca da água nos dias atuais.
(b) Ao valor que poderá ser atribuído à água diante de uma efetiva e considerável crise hídrica no Brasil e/ou no mundo.
(c) Ao “fator” que poderá atribuir à água valor de troca, segundo Adam Smith.
(d) À “forma” como o agronegócio será impactado no contexto em discussão.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs.: seu texto deve conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, uma lauda (página).
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.