Todos já devem ter estudado e percebido a necessidade e a importância de se planejar. Quando se fala em processo ensino-aprendizagem no contexto de uma educação escolarizada, deve-se ter em mente que o planejamento também é necessário. Toda aula é uma forma básica de organização didática. Ela configura-se como um processo de relação pedagógica entre as pessoas envolvidas (professor e estudante) e o conteúdo, que é objeto de ensino.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. et al. Educação física no ensino fundamental anos finais e ensino médio. Indaial: Arqué, 2023.
Em uma situação hipotética, como professor de Educação Física, você terá que trabalhar o tema a seguir em 3 aulas, para uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, você deverá elaborar um planejamento completo.
Seu planejamento deve conter:
– Objetivo da unidade temática.
– Atividades desenvolvidas nas aulas 1, 2 e 3.
– Avaliação no final da unidade.
Leve em consideração as informações a seguir:
Tema: APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Subtema: GASTO ENERGÉTICO E EXERCÍCIO FÍSICO.
Turma: 1º ano do Ensino Médio.
Utilizando o MODELO MAPA, disponível nos materiais extras da disciplina, você deve responder:
– Objetivo do planejamento.
– Atividades desenvolvidas nas aulas 1, 2 e 3 (somente as atividades).
– Que tipo de avaliação será desenvolvida ao final desse planejamento e o porquê da sua escolha.
ORIENTAÇÕES:
– Somente serão aceitos trabalhos entregues no MODELO MAPA (disponível nos materiais extras da disciplina).
– Preencha com atenção o MODELO MAPA, pois é esse documento que será avaliado.
– As atividades a serem elaboradas durante as aulas podem ser teóricas ou práticas.
– Lembre-se que a avaliação é a verificação do objetivo traçado no início do processo.
– Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo como principais fontes de apoio.
– A atividade é individual. Cópias e plágios serão zeradas.
– Lembre-se de finalizar a sua atividade quando enviar o seu arquivo.