MAPA – ESOFT – ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – 54/2023
Caro(a) estudante!
Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.
Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:
—————————————————————–
Em nosso cotidiano existem muitas situações em que usamos algoritmos. Por exemplo, ao inicializar o computador. Especialmente na computação, os algoritmos desempenham um papel importante. Eles formam uma base para a programação e são independentes de uma linguagem de programação específica.
Fonte: o autor.
Nesse contexto analise o caso a seguir: considere que um programador foi selecionado para desenvolver um modelo de código para calcular se o valor digitado pelo usuário é par ou ímpar e o seguinte código foi entregue:
Algoritmo matemática
Var
numero: logico
Const
x = 1
Início
escreva(“Escreva um número: “)
leia(numero)
Enquanto x > 1 faça
Se numero DIV 2 = 0 então
escreva(“O número “, numero, ” é primo”)
Senão
escreva(“O número “, numero, ” é par”)
Fim_se
Fim_enquanto
Fim
Analisando o código, podemos notar erros que impediram o cálculo de forma correta.
Com base nas informações apresentadas, reescreva o algoritmo em pseudocódigo de forma correta para resolver o problema proposto. Lembre-se de indentar seu código.
Como entregar a atividade:
Sua resposta deve ser um algoritmo escrito em formato PSEUDOCÓDIGO texto, utilizando TEMPLATE para atividade MAPA, disponibilizado no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).
Dicas para realizar a atividade:
- Assistir ao vídeo de orientação da atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.
- Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assistir
posteriormente.
- Assista às aulas conceituais da disciplina.
- Lembre-se de indentar seu código.
- Faça os testes no seu algoritmo, para aumentar a confiança de que ele está operando conforme você deseja.
Orientações:
- Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.
Boa atividade!