MAPA – ESOFT – PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE – 53/2023
Caro(a) estudante!
Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o(a) aluno(a) deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.
Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:
Conforme Pressman (2011, p. 221), o Modelo de Projeto possui quatro elementos que são considerados os principais e mais importantes: arquitetura, dados, interfaces e componentes.
Esta atividade compreende a construção de um Projeto de Componente de Software baseado em classes, seguindo as informações a seguir:
- Descrição geral: como parte da modernização de sua estrutura tecnológica, a empresa “Education Corp” desenvolverá o seu novo software de gestão de pessoas, denominado Sistema para Gerenciamento de Informações de Pessoas (SGIP), com o objetivo de otimizar seus processos internos relacionados aos funcionários. O objetivo é ter um sistema centralizado para gerenciar informações dos colaboradores, facilitar o acompanhamento de dados, automatizar tarefas, melhorar a eficiência do departamento de recursos humanos e se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Requisitos:
2.1 Cadastro de funcionários
– O sistema deve permitir o cadastro de funcionários, incluindo informações pessoais (nome, data de nascimento, sexo, identidade, cpf e matrícula), informações de contato (endereço, telefone e e-mail) e dados específicos da empresa (cargo, departamento, data de admissão e salário).
– O sistema deve suportar a inclusão de documentos importantes, como currículos, contratos de trabalho e documentos de identificação.
– Deve haver uma funcionalidade para definir e atualizar as informações de acesso e permissões dos funcionários no sistema.
2.3. Controle de ponto
– O sistema deve possuir funcionalidades para registrar o controle de ponto dos funcionários, incluindo marcação de entrada, saída, intervalos e horas trabalhadas.
– Deve ser possível visualizar e gerar relatórios relacionados ao controle de ponto, como registros diários, resumos semanais e relatórios de horas extras.
2.4. Administração de benefícios
– O sistema deve permitir o gerenciamento dos benefícios oferecidos aos funcionários, como plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte.
– Deve ser possível cadastrar os benefícios disponíveis, vincular funcionários a esses benefícios e registrar as informações relevantes, como valores e datas de utilização.
2.5. Gestão de treinamentos e desenvolvimento
– O sistema deve possibilitar o registro e o acompanhamento de treinamentos, cursos e programas de desenvolvimento oferecidos pela empresa.
– Deve ser possível cadastrar os treinamentos disponíveis, registrar a participação dos funcionários, gerar relatórios de acompanhamento e avaliar o impacto desses treinamentos no desempenho dos colaboradores.
2.7. Segurança e privacidade
– O sistema deve garantir a segurança dos dados dos funcionários, implementando mecanismos de autenticação, controle de acesso e criptografia das informações.
– Deve estar em conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, ou outras regulamentações aplicáveis.
Com base no que foi exposto e em seus conhecimentos sobre Projeto de Componente de Software baseado em classes, responda o que se pede:
Primeira parte:
1 – Identifique todas as classes de projeto correspondentes ao domínio do problema.
2 – Construa um diagrama que represente as classes de domínio da aplicação.
3 – Quais princípios elencados em Pressmann (2011, p. 262) são identificados nesse modelo?
Segunda parte:
Elabore todas as classes de domínio de infraestrutura. Alguns exemplos de componentes classes de domínio de infraestrutura são: Classes de Acesso a Banco de Dados, Classes de Integração com Serviços Externos, Classes para Manipulação de Arquivos e Classes para Registros de Eventos.
1 – Construa um diagrama que represente essas classes e que faça sentido no contexto do sistema.
Terceira parte:
Elabore representações comportamentais para os elementos mais significativos do sistema em questão. Uma forma de realizar a tarefa é a partir da construção de diagramas UML como: Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado ou Diagrama de Atividades.
1 – Escolha aquele(s) que mais se adapte(m) ao sistema que deve ser representado e justifique sua escolha.