MAPA – GH – ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 54/2023
MAPA:
Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise e ações, sobre a Certificação da Acreditação Hospitalar. Inicie com a leitura informativa do texto I:
TEXTO I:
INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR
(Qualidade e segurança atestados pela Organização Nacional de Acreditação)
Quando uma instituição prima pelo bom funcionamento de suas unidades de saúde, pela segurança e excelência do cuidado com os pacientes, acompanhantes e colaboradores, ela acaba tendo que passar por alguns desafios. No entanto, apesar dos desafios, elas também ganham novas oportunidades de melhorias, aprendizado e por que não, de crescimento.
Ano após ano as organizações de saúde passaram a entender e a reconhecer a importância da segurança do paciente e da gestão da qualidade. Entendendo que para alcançar os objetivos, precisa envolver e estimular todo o corpo funcional a participar da construção e desenvolvimento dos processos, na busca por resultados. O ISGH também aposta nas Acreditações como estratégia para atestar a qualidade dos serviços prestados.
Uma das formas de avaliação da qualidade utilizada nas unidades geridas pelo ISGH é a Acreditação Hospitalar. Um processo de avaliação externo, que tem como referência os Padrões do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
…
AVALIAÇÃO:
Imagine a seguinte situação hipotética, em que você após concluir sua formação em Gestão Hospitalar, tenha sido convidado(a) por um serviço de alta complexidade, para atuar como gerente do setor de Qualidade e coordenador(a) do projeto para certificação da Acreditação da instituição.
Ao iniciar as atividades em seu novo cargo, o seu líder imediato te informa sobre os seguintes desafios esperados para este projeto:
- O Grupo Gestor tem interesse pelo selo de Acreditação, devido as novas exigências das operadoras de saúde com relação a qualidade do atendimento prestado a seus clientes;
- Embora o interesse das operadoras, o grupo gestor ainda tem dúvidas se deve iniciar o processo, por não compreender ao certo como o mesmo ocorre e se haverá retorno financeiro, pois, a inscrição é considerada cara e o hospital tem outras prioridades no momento;
- Os gerentes das demais áreas foram informados sobre a possibilidade da certificação, e estão receosos quanto às possíveis mudanças que serão necessárias. Alguns líderes consideraram “muita burocracia”, relataram que suas equipes não teriam tempo disponível para este novo projeto, e acreditam que “em time que está ganhando não se mexe”;
- Por fim, apesar do investimento em infraestrutura realizado nos últimos meses, o número de queixas no setor de Ouvidoria e a rotatividade de profissionais aumentou no último ano. Apesar das reclamações, o serviço de saúde ainda não iniciou a investigação das fragilidades apontadas.
Com base nos conhecimentos, previamente apresentados, sobre os desafios para a Implantação da Gestão da Qualidade e os pilares da avaliação da qualidade, definidos por Donabedian (1990): elabore um plano de atividades, a ser executado pelo setor de Qualidade, para disseminação da cultura de melhoria contínua entre os setores da instituição, inclusive o Grupo Gestor. Lembrando que este plano deverá ser aplicado junto aos gerentes das áreas, ou seja, os líderes que estão à frente dos setores e da instituição. Ao elaborar sua resposta, leve em consideração os desafios da situação hipotética. (Sua resposta deverá conter entre 08 e 25 linhas)