MAPA – GH – HOTELARIA E ESTRUTURA HOSPITALAR – 53/2023
Olá, estudante de Gestão Hospitalar!
A atividade MAPA da disciplina de Hotelaria Hospitalar ajudará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para auxiliar em sua formação como gestor hospitalar nos aspectos relacionados à estadia do paciente em seu período de internação, contemplando condições de um ambiente humanizado e com uma boa qualidade de vida. Isso tudo de forma a proporcionar um processo de melhoria e bem estar ao paciente hospitalizado, que lhe proporcionará habilidades para desenvolver o gerenciamento do setor de governança.
Cabe esclarecer que a atividade MAPA não esboça nenhum posicionamento político ou social, mas informações de um cotidiano hospitalar e que você poderá se deparar em sua vida profissional.
Hotelaria hospitalar: o impacto da humanização na recuperação dos pacientes
22 set, 2022 | Notícias
Até algumas décadas atrás, a hotelaria hospitalar era um conceito que ainda estava longe dos hospitais brasileiros. No entanto, essa prática já está presente em boa parte do país, mostrando seu diferencial e oferecendo vantagens para pacientes e profissionais.
A hotelaria hospitalar ainda é um assunto considerado novo. Por esse motivo, muitas dúvidas ainda surgem em relação a sua importância. A seguir, acompanhe nosso post para conferir um pouco mais sobre as vantagens e o diferencial da hotelaria hospitalar!
O que é hotelaria hospitalar?
A hotelaria hospitalar pode ser definida como um conjunto de serviços de apoio ao atendimento médico oferecendo ao paciente conforto e bem-estar.
Ainda que não seja essencial para o tratamento, a hotelaria hospitalar contribui não só para que o paciente, como também para que seus acompanhantes, sintam-se confortáveis e acolhidos nas dependências de um hospital.
Essa é uma forma de transformar a imagem da instituição, muitas vezes vista como fria e intimidadora.
Para que a hotelaria hospitalar seja aplicada de forma correta, existem profissionais capacitados na área, responsáveis por ajudar a proporcionar o atendimento adequado no assunto.
Esse serviço também oferece vantagem competitiva para as instituições de saúde. Afinal, o paciente mostra-se satisfeito por ser bem tratado durante um dos momentos mais delicados da vida. Essa satisfação contribui para a imagem da organização.
Nessa área, os serviços prestados garantem um bom atendimento, contando com abordagem humanizada, fator que contribui para uma estadia confortável e rápida recuperação.
Isso acaba afetando a qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da instituição, tornando-se um dos principais diferenciais.
Por que a hotelaria hospitalar é um diferencial para a instituição?
A hotelaria hospitalar oferece grande diferencial para a instituição devido as suas vantagens e serviços prestados. Por isso, essa prática deve ser a melhor e mais agradável para os clientes da instituição, destacando-a frente à concorrência.
Por ser uma área em constante crescimento, ela corresponde ao segundo maior custo nas instituições. Ao ser implantada com serviços de qualidade, a estrutura física e operacional da instituição de destaca, mantendo-se à frente no mercado.
Assim, o paciente apresenta-se satisfeito em relação à instituição, ao ser acolhido e acomodado, consequentemente, fidelizando-se a ela.
Humanização do atendimento
A humanização do atendimento é um dos principais diferenciais da hotelaria hospitalar, visto que é a chave para criar um bom relacionamento com o paciente. A humanização vai além das boas maneiras e boa comunicação, entre instituição e paciente.
É importante considerar que, ao ser hospitalizado, o paciente se afasta de sua rotina e realidade. Melhorar essa situação é apenas uma das maneiras de estreitar a relação interprofissional com o paciente.
A organização deve suprir a falta da realidade do paciente, oferecendo cuidados especializados e diferentes formas de contato, como telefone, televisão, revistas, jornais e Wi-Fi.
Um atendimento humanizado é aquele que sempre é lembrado pelo paciente e também por seus acompanhantes. Ao realizar um trabalho de humanização no atendimento, é possível gerar confiança também entre os profissionais, diminuindo a rotatividade.
Vantagens de aplicar a hotelaria hospitalar
A hotelaria hospitalar apresenta diversas vantagens para a instituição e para o paciente ao proporcionar atendimento mais humanizado. A seguir, conheça as principais vantagens obtidas na aplicação da hotelaria hospitalar em sua organização.
Satisfação do paciente
Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, é fundamental oferecer um serviço de hotelaria hospitalar de qualidade, garantindo a satisfação do paciente.
Dessa forma, a instituição se torna mais procurada, visto que mais pessoas passam a confiar sua saúde àquela organização.
A qualidade do atendimento é considerada um fator estratégico para melhorar a produtividade. Portanto, é essencial focar na satisfação e bem-estar do paciente, mantendo-os como prioridade no cuidado.
Otimização do trabalho
Outra vantagem que se torna um diferencial na hotelaria hospitalar é a otimização do trabalho. Essa prática permite que profissionais especializados que atuam para melhorar o conforto do paciente, como enfermeiros e outros especialistas, fiquem livres para ter o tratamento como único objetivo.
Melhora para a imagem da instituição
Uma das práticas importantes da hotelaria hospitalar é a dissociação da imagem negativa das instituições de saúde, caracterizadas por doenças.
Organizações com hotelaria visam à promoção de saúde e segurança dos pacientes, tornando o ambiente atrativo e confiável para todos, incluindo profissionais que ali atuam.
Contenção de custos
Ao otimizar a rotina de trabalho com a hotelaria, também é possível obter uma diminuição de custos. Por isso, contar com uma hotelaria hospitalar de qualidade contribui para o desenvolvimento da organização.
Como implementar a hotelaria hospitalar
A implementação estratégica da hotelaria hospitalar nas instituições de saúde depende de um esforço coletivo. Todos os profissionais da organização devem entender como o sistema funciona, assim como seu papel dentro dele.
O desenvolvimento de um organograma definindo a melhor estratégia a ser aplicada é muito útil. Além disso, outras práticas devem ser colocadas em ação. Confira algumas delas abaixo.
Atendimento humanizado
Como vimos anteriormente, um dos pilares para uma hotelaria hospitalar de qualidade é o atendimento humanizado, oferecendo aos pacientes acolhimento e segurança. Por esse motivo, é muito importante que a instituição ofereça aos profissionais treinamentos para capacitação, assegurando o melhor atendimento para os pacientes.
Gerenciamento de leitos
Outra dica importante para implantar a hotelaria hospitalar de forma estratégica é contar com o equipamento adequado para o gerenciamento de leitos.
Todos os setores do hospital devem estar funcionando de forma produtiva, em especial, a governança hospitalar.
Com o auxílio de um sistema de gestão, por exemplo, é possível realizar uma gestão de leitos de forma mais eficiente, rápida e prática, evitando erros na taxa de ocupação.
Software de gestão de saúde
Por fim, outra forma de realizar a implementação estratégica da hotelaria hospitalar é por meio de um sistema de gestão de qualidade voltado para a saúde. Com o uso de um software de gestão de saúde, é possível oferecer uma integração de informações e processos em diversos setores da instituição.
Além disso, controlar os custos de maneira detalhada, fornecendo relatórios efetivos e confiáveis, permitindo aos gestores a tomada de decisões de forma estratégica em hospitais, clínicas, centros médicos, operadoras de saúde e até mesmo cooperativas médicas.
Você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância da hotelaria hospitalar para a organização de saúde, suas principais vantagens e algumas dicas para implementá-la em sua instituição.
Fonte: https://rtsrio.com.br/noticias/hotelaria-hospitalar. Acesso em: 12 jul. 2023.
No caso apresentado temos a aplicação da hotelaria hospitalar em vários pontos: atendimento humanizado, otimização do trabalho, contenção de custos e tecnologia. Todo processo com foco no cliente, passando a ser visto como cliente e não somente paciente. Estes são uns dos maiores desafios na atualidade que precisam ser ajustados e adequados.
Assim, você, enquanto futuro gestor hospitalar, também será desafiado nesta atividade mapa a ampliar o seu conhecimento sobre humanização e gestão do paciente.
Agora, em sua atividade mapa, você deverá ler a reportagem apresentada e, juntamente com o que foi aprendido na disciplina de hotelaria hospitalar, responder a algumas perguntas separadas em etapas:
Etapa 1 – Humanização no ambiente hospitalar
1 Descreva o que é humanização no ambiente hospitalar.
1.2 Relacione uma ação mencionada no texto apresentado, que demonstre humanização no ambiente hospitalar.
Etapa 2 – Vantagens na gestão hotelaria hospitalar
2.1 Discorra com suas palavras sobre o papel da hotelaria hospitalar para os pacientes de forma geral nas organizações da saúde.
Etapa 3 – Tecnologias e a Saúde
3.1 Com suas palavras, descreva qual a importância do desenvolvimento de tecnologias para o setor da saúde de forma geral. Dê pelo menos dois exemplos de tecnologias utilizadas neste setor atualmente.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Baixe o “Modelo de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Modelo de entrega do MAPA”, respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize o material de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.