MAPA – GH – VIGILÂNCIA SANITÁRIA – 54/2023
Olá, estudante!
Vamos colocar em prática os conhecimentos obtidos ao longo da disciplina de Vigilância Sanitária?
A atividade proposta corresponde ao MAPA, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem, que pretende colocar em prática, de maneira imersiva, os conteúdos estudados, via uma análise sobre a atuação da Vigilância Sanitária.
A vigilância sanitária atua em diferentes áreas, como na produção e comercialização de medicamentos e alimentos, e investigação e fiscalização de serviços, desenvolvendo ações para eliminar, minimizar e prevenir os riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários, garantindo a proteção e promoção da saúde.
Fonte: BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1990].
A importância do trabalho da Vigilância Sanitária foi evidenciada durante a pandemia da COVID-19. Os gestores públicos atuaram estabelecendo diretamente medidas sanitárias de produtos, bens e serviços, além do controle sanitário de ambientes e meios de transporte, a fim de conter a transmissão da doença. As ações para enfrentamento da pandemia foram baseadas em um Plano de Contingência, composto de um conjunto de procedimentos, diretrizes e informações, que orienta o gestor e as instituições públicas a implantar ações de proteção à saúde da população.
Fonte: ROCHA, M. P. et al. Ações de Vigilância Sanitária na pandemia COVID-19. Revista Visa em debate, v. 10, n. 1, p. 64-70, 2022. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br…. Acesso em: 15 jul. 2023.
Diante do contexto apresentado, sobre a Vigilância Sanitária e o trabalho desempenhado em situações de emergência para proteger a saúde da população, analise a situação hipotética a seguir:
Imagine que você é o gestor responsável pela Diretoria de Vigilância do seu município e precisa lidar com um caso de emergência pública devido a uma nova pandemia da COVID-19. Sabendo da gravidade da situação para lidar com o problema, você formou uma equipe multiprofissional, com especialistas em saúde e representantes da sociedade civil para auxiliar nas tomadas de decisão. Uma das primeiras ações implementada por você foi a elaboração de diretrizes e medidas, estabelecendo restrições e protocolos para enfrentamento da doença. Você também priorizou uma comunicação direta com a população, realizando campanhas de conscientização e educação sanitária de forma clara, objetiva e acessível, para que a população compreendesse a gravidade. Além disso, intensificou a fiscalização para garantir o cumprimento das normas sanitárias e a adoção de medidas de prevenção.
Etapa 1
Com base na situação hipotética apresentada, nesta atividade MAPA você deverá responder às perguntas a seguir:
- Explique a importância de estabelecer diretrizes e medidas sanitárias, e cite cinco medidas que você, como gestor, adotaria para controlar a doença.
- Justifique o motivo da comunicação direta com a população ser fundamental para ajudar você, como gestor, a lidar com o problema.
- Cite quatro locais que você, como gestor, consideraria necessário fiscalizar o cumprimento das normas e medidas de prevenção contra a doença. Justifique sua resposta.
Etapa 2
Considerando a importância da educação sanitária, elabore um panfleto educativo sobre a importância do trabalho da Vigilância Sanitária no combate da COVID-19, ressaltando o seu papel fundamental na proteção da saúde pública.
*Atenção:
– O panfleto deve abordar sobre o que é a COVID-19, o papel da Vigilância Sanitária e como ela atua para combater a doença.
– Use a sua criatividade! Você pode utilizar as ferramentas digitais como o PowerPoint, Paint ou Canva.