MAPA – GPV – TECNOLOGIAS NO PONTO DE VENDA – 54/2023
Olá, estudante!
Você já se perguntou como os sentidos influenciam o momento da compra? Veja o caso da marca de calçados Melissa:
“Ao andar por um shopping, é praticamente impossível não notar o cheiro de chiclete de tutti frutti misturado com plástico ao passar perto de um Clube Melissa. Assim como a matéria-prima prima Melflex, o cheiro de Melissa é um dos grandes atributos da marca e se tornou marca registrada, já que está presente nos produtos desde a criação da marca, em 1979. Exatamente por isso, o cheiro de Melissa se tornou algo nostálgico para as fãs da marca. Para muitas, sentir o cheirinho traz memórias de infância e da adolescência e esse é exatamente o objetivo da marca. Conforme apontado no texto As Estratégias Pioneiras do Mix de Marketing em 32 Anos de Melissa, de Fernanda de Oliveira Roratto e Laíse Loy, a Grendene fez isso desde o começo como uma estratégia de marketing para agregar valor ao produto.”
HISTÓRIASDEPLÁSTICOMELISSA. Nostalgia: como o cheirinho de Melissa se tornou marca registrada dos produtos. Disponível em: https://www.historiasdeplasticomelissa.com/2021/09/melissa-cheiro-historia.html. Acessado em 20 de novembro de 2022.
Em marketing, o uso de estímulos como apoio para o consumo é denominado de marketing sensorial. Segundo Dal (2017, p.86) “O Marketing Sensorial é a exploração dos sentidos visão, audição, olfato, tato e paladar, como parte de estratégia de diferenciação e posicionamento, capazes de trabalhar no consumidor todo o potencial mental e assim, comunicar de forma mais clara e natural a mensagem do marketing”.
DAL, J. V. Tecnologia no Ponto de Venda. 1ª ed. Maringá, 2017.
Embora a tecnologia seja uma importante ferramenta, assim como a digitalização e o uso de lojas online por meio da internet. O ponto de venda físico pode mudar, tornando-se atrativo por meio do marketing sensorial. Diante disso, analise o case a seguir:
Fernando possui uma marca de roupas próprias. Seu objetivo é focar no público jovem. Sua proposta é reaproveitar tecidos utilizados por grandes marcas, pela indústria e por outros setores para construir modelos únicos. Seu negócio vai bem, mas ele sente falta de uma identidade, de algo que o diferencie de outros concorrentes. Você foi contratado, como consultor para auxiliar a empresa a desenvolver uma estratégia de diferenciação utilizando marketing sensorial. Nesse sentido, você deverá:
1) Escolher dois sentidos, justificando, com base em seu livro didático, o porquê da escolha.
2) Desenvolver uma estratégia de marketing sensorial adequada ao negócio de Fernando.
3) Explicar ao cliente Fernando, porque tal estratégia é importante no momento atual do varejo.
Agora é com você!
Não se esqueça de responder essa atividade usando o Formulário Padrão disponível em “Materiais da Disciplina”.
Bons estudos!