MAPA – HIST – GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS: PODER E CONFLITO – 54/2023
As mudanças que vem ocorrendo na educação são notórias. A escola de antigamente já não pode mais ser comparada com a escola de hoje. Novas tendências, novos clientes, novas perspectivas criadas a partir do avanço dos estudos nas universidades tem gerado debates acerca do papel do professor na sala de aula, bem como os métodos pelos quais ele conseguirá atingir com eficiência o ensino e a aprendizagem de seus alunos. Fato é que o jovem do Ensino Fundamental e Médio já não é mais o mesmo, portanto, metodologias que eram eficientes antes já não são mais na perspectiva da nova escola. É necessário, agora como professor, ser um guia do conhecimento e não apenas explanador, uma vez que esses mesmos alunos possuem acesso, praticamente irrestrito, ao conhecimento devido ao processo de Globalização, o que permite a eles acharem a resposta para suas dúvidas em questão de segundos.
É nesse contexto que a academia tem debatido como transformar a escola em um local de maior efetividade de ensino, a partir de novas metodologias que consigam, de alguma forma, atingir com eficiência a capacidade do aluno de realmente aprender e aplicar aquele conhecimento. Sendo assim, cria-se no âmbito da academia a ideia de Metodologias Ativas, que de forma simples, são métodos de ensino e aprendizagem que partem do pressuposto de que o aluno precisa ativamente aprender “sozinho”, auxiliado por um professor orientador, afim de chegar em uma resposta sobre o conteúdo que realmente faça a diferença na sua vida.
Considerando essa premissa sobre as Metodologias Ativas, analise os trechos a seguir:
Metodologias Ativas de aprendizagem: o que são e 13 tipos
As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/metodologias-ativas-de-aprendizagem/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20metodologias%20ativas,de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20pr%C3%B3prio%20conhecimento>. Acesso em: 28 fev. 2023.
O que é uma Metodologia Ativa e como ela melhora o ensino-aprendizagem
O primeiro passo para começar a aplicar uma metodologia ativa na escola é entender os papéis dos envolvidos. Professores são guias e mediadores, alunos são aprendizes e a sala de aula é o espaço que permite a autonomia dos alunos e a interação.
Disponível em: <https://ead.unifsa.com.br/blog/metodologia-ativa>. Acesso em: 28 fev. 2023.
Metodologias Ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos
Este artigo trata do desenvolvimento final de pesquisa voltada à criação de modelos explicativos para trabalhar conceitos da Geografia (como paisagem, cidade, lugar e território), a fim de estimular o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a construção desses conceitos a partir de uma visão interdisciplinar da ciência. Teve como objetivo validar com especialistas os jogos produzidos pelos futuros docentes os quais deveriam: averiguar a sua potencialidade didática e inferir em que medida a construção desses jogos origina aprendizagem em quem os produz. Os resultados obtidos reforçam a concepção de que a utilização de metodologias ativas voltadas para o processo de alfabetização científica em Geografia pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Disponível em: <https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2023.
Na internet encontramos muitos exemplos de aplicabilidade dessas Metodologias Ativas, que de forma geral, são atividades que acabam se enquadrando em diversos temas e disciplinas. Daí a importância de estudarmos meios que possam ajudar as mais diversas disciplinas das maneiras mais diferentes possíveis.
A partir desse ponto, começaremos efetivamente abordar o produto final do nosso Mapa. Basicamente, a proposta do Mapa desta disciplina consiste em elaborar uma apresentação com alguns slides que demonstram exatamente uma Metodologia Ativa para algum conteúdo que você tenha aprendido durante nossa disciplina, qualquer conteúdo que envolva o tema Globalização. O Mapa será a apresentação de uma proposta de Metodologia Ativa para um conteúdo do Ensino Básico (Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano e/ou Ensino Médio), e que diretamente envolva o conteúdo de Globalização. E como fazer isso? Vamos ao que realmente você terá que produzir?
Primeira etapa:
Releia a introdução do Mapa, bem como busque fontes de informação que possam lhe ajudar no entendimento sobre a ideia de Metodologia Ativa e como aplicá-la na disciplina que você lecionará (Geografia). Estude e entenda bem a ideia.
Segunda etapa:
Munido(a) das principais informações sobre o assunto faça um registro a parte das seguintes informações:
– Como aplicar as Metodologias Ativas?
– Quais equipamentos são necessários para aplicar a metodologia que eu pretendo utilizar?
– Quantas horas/aula essa atividade irá usar?
– Quais as limitações para a aplicabilidade dessa Metodologia Ativa?
A partir dessas informações, vamos criar nosso projeto.
Terceira etapa:
Monte sua apresentação em powerpoint, apresentando as informações da 1ª e 2ª etapa de forma didática. Porém, vamos combinar um padrão para ela?
1º Slide
Preencha o cabeçalho formal de seu MAPA. Coloque seu nome, curso, RA, módulo e ano.
2º e 3º Slide
Agora que você já sabe mais sobre a Metodologia Ativa e como aplicá-la na educação, nós o convidamos a desenvolver um projeto que tenha dois objetivos: apresentar uma Metodologia Ativa que possa ser utilizada em sala de aula e apresentar como essa metodologia ativa poderia ser usada em uma aula de Geografia que trate de algum tema relacionado à Globalização.
Para isso, utilize dois slides ou mais para apresentar ao menos uma ideia de Metodologia Ativa que pode ser utilizada para que os alunos entendam melhor algum conceito, evento ou fenômeno relacionado à Globalização. Descreva nesses slides sua ideia de atividade que possa ser considerada como um aprendizado gerado por uma Metodologia Ativa.
Use a criatividade para deixar seus slides didáticos, podendo utilizar recursos visuais como fotos, gráficos, infográficos, imagens, fluxogramas etc.
OBS: É nessa parte que você deverá destacar a relação entre sua proposta e a ideia de globalização.
Último Slide (opcional)
Aqui, você poderá deixar as referências utilizadas (caso haja), anexos, entre outros arquivos opcionais.
Orientações:
– Desenvolva em seu trabalho todos os tópicos e slides propostos;
– Assista ao vídeo explicativo do MAPA disponível na Sala do Café;
– Utilize o template/ modelo disponibilizado no Material da Disciplina para enviar seu MAPA no Studeo;
– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina;
– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto;
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo;