MAPA – IFPC – FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABALHO – 54/2023
Olá, seja bem-vindo e bem-vinda!
Boas-vindas à você que está chegando ao curso agora e para você que já está na caminhada de formação, lembre-se: sempre que tiver alguma dúvida relacionada a como realizar a atividade, poderá entrar em contato com o(a) mediador(a) da disciplina, através do canal: fale com o mediador.
Contudo, fica sempre a dica: Não deixe para fazer sua atividade na última hora, planeje-se!
Etapa 01: Contextualizando
Para início da nossa atividade eu te pergunto:
Você já desenvolveu algum tipo de atividade subordinada à direção de outra pessoa e mediante o pagamento de uma remuneração? Essa atividade laborativa era formalizada? Sua carteira de trabalho foi assinada? Você compartilhava o ambiente de trabalho com outros funcionários? Você tirava férias? Usufruía do descanso semanal remunerado e recebia o salário ao final do mês?
Para a realização desta atividade e para contextualização, leia a história de Adelaide Alexandrete, de 45 anos, que estava desaparecida há 21 anos:
“Em entrevista ao G1, Adelaide descreveu sua rotina de trabalho exaustiva e comparou-a a uma prisão. Ela não tinha a liberdade de sair, mesmo nos finais de semana, e permanecia trabalhando continuamente. Ela vivia em uma parte da casa separada por duas estantes vazadas, o que permitia a vigilância constante dos patrões. Além disso, era forçada a tomar banho em uma bacia, já que o banheiro disponível não tinha chuveiro. Sem férias ou descanso semanal remunerado durante todos esses anos.
A família de Adelaide a procurava desde 2008, quando o desaparecimento foi registrado na Delegacia da Polícia de Três de Maio, distrito no Noroeste do estado. Sua mãe enviou mais de 170 cartas para programas de TV, sem que Adelaide soubesse que estava.
O caso de Adelaide veio à tona depois que um prontuário médico destacou sua condição de extrema ansiedade, a ausência de salário e a falta de liberdade para se movimentar livremente, levantando a questão: “Paciente submetida a trabalho escravo?”
A reportagem completa, está disponível no link abaixo:
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mulher-dada-como-desaparecida-e-resgatada-apos-21-anos-em-trabalho-analogo-a-escravidao/
Etapa 02: Conceituando
O trabalho é uma atividade central na vida dos indivíduos, pois é por meio dele que conseguimos desenvolver diversas habilidades e satisfazer diversas necessidades. Desenvolvemos nossa capacidade de social, ao nos relacionarmos com colegas de trabalho, ao passo que ao trabalhador também somos remunerados e alcançamos os recursos econômicos que nos permite satisfazer as nossas necessidades biológicas, sociais e culturais.
O ato de trabalhar, de mediante a subordinação de outra pessoa e mediante remuneração pelos serviços prestados é disciplinado pela Constituição Federal de 1988 e pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.
A partir desta exposição seguimos para a etapa 03
Etapa 03: Problematizando
Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá analisar de forma crítica o trabalho escravo contemporâneo e elaborar um texto dissertativo sobre este assunto, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
COMO FAZER ESTA ATIVIDADE – Orientações Importantes
Assista ao vídeo explicativo desta atividade, depois da leitura, siga os passos abaixo:
Parte 1: Análise, Conhecimento e Organização da atividade
1º Leia o resumo da história de Adelaide.
2º Acesse o link da reportagem e leia com muita atenção a história completa.
3º Assista as aulas conceituais, tenha sempre em mãos o livro da disciplina e se precisar conte com os recursos da Biblioteca Virtual.
4º Baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade
5º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina
Parte 2: Planejamento e execução da atividade
1º Já leu a história completa?
2º Agora separe o material de apoio e os arquivos e responda às três perguntas abaixo.
3º Sugestão: responda às três perguntas separadamente (pode ser no seu caderno ou em um arquivo do seu computador):
1 Mesmo após 135 (cento e trinta e cinco) anos da abolição da escravidão, é possível identificar casos de escravidão contempoêna no país?
2 O que significa a escravidão contemporânea? Ou o trabalho análogo ao trabalho escravo?
3 A legislação brasileira prevê a qualidade e a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho? Aponte pelo menos dois dispositivos legais que buscam proteger o trabalhador dessa prática.
4º Junte as 3 (três) perguntas em um texto corrido (dissertativo), deve ter começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). Uma boa introdução trazendo o que será abordado e uma breve consideração final, tomando cuidado para que os assuntos estejam interligados e que tenha coerência (faça sentido).
5º Responsa em até 2 (duas) laudas (páginas), as referências bibliográficas podem ser na terceira página.
Parte 3: Revisão e Entrega
1º Revise o texto, leia quantas vezes for necessário, veja se não possui erros gramaticais e ortográficos, por fim certifique-se que seu texto está de acordo com as normas da ABNT.
2º Caso não tenha feito antes, baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade
3º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina
4º Poste arquivo no ambiente do STUDEO, de preferência com antecedência, pois se todos deixarem para a última hora o sistema pode congestionar, sua internet pode oscilar ou ocorrer qualquer outro imprevisto, sendo assim, estudante prevenido(a) vale por 2 e não passa por apuros.
5º A atividade será aceita somente pelo STUDEO, atividades fora do prazo não serão aceitas.
6º Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo studeo no canal: Fale com Mediador.
Desejo a você bons estudos!
Atenciosamente
Prof.a Ms. Jussara Romero Sanches