MAPA – JOR – TÉCNICAS DE REPORTAGEM E PRODUÇÃO JORNALÍSTICA – 54/2023
Olá, estudantes! Bem-vindos e bem-vindas ao nosso MAPA da disciplina de Técnicas de Reportagem e Produção Jornalística.
Vamos colocar a mão na massa?
Essa atividade consiste na produção de uma pauta de revista. Primeiro, vamos relembrar o que é pauta:
Pauta é um planejamento de cobertura, uma proposta de reportagem. Para Pinto (2014), esse talvez seja o exercício mais difícil que todo aspirante a jornalista precisa fazer, porque para sugerir pautas deve-se entender o que é notícia, hierarquizar a informação, prever etapas de apuração e antecipar a edição, pensando em como será o material, que título vai ter, se há imagens para acompanhar. Esse planejamento pode ser discutido em reuniões com toda a redação ou com o editor, que vai aprovar ou não a pauta. Conforme discute Nilson Lage (2003), a pauta tornou-se comum nos jornais diários brasileiros a partir da década de 1950. Antes, apenas as matérias principais eram programadas e o noticiário cotidiano dependia apenas do repórter, o que fazia com que o planejamento da edição fosse descentralizado. Em geral, todo veículo tem um modelo de pauta próprio, mas algumas informações são básicas, por exemplo: a editoria para a qual a pauta está sendo sugerida, um título provisório, um resumo sobre o assunto e todas as informações apuradas, quem será entrevistado, em que local e horário etc. Também é essencial que você pense e escreva sugestões de desenvolvimento da reportagem. Por exemplo: essa pauta rende boas imagens? Quais? Onde? Há dados para um infográfico?
Fonte: BEZERRA, L. Técnicas de Reportagem e Produção Jornalística. Indaial: Arqué, 2023.
Tendo essas informações em mente e com base na leitura da Unidade 1 do livro didático, você realizará os seguintes exercícios:
1) Por que a pauta é importante no jornalismo?
2) A pauta deve ser sempre seguida nos mínimos detalhes no momento da construção da reportagem, sem qualquer mudança? Por quê?
3) Você vai construir sua própria pauta, voltada para uma revista. Escolha um assunto do seu interesse, pesquise sobre ele e monte uma pauta baseada no modelo apresentado nas páginas 29 e 30 do livro didático.
Ela deve conter: editoria, título da pauta, quem você entrevistaria para isso (não precisa ser um entrevistado real, mas um exemplo de possível fonte. Exemplo: se o assunto é a falta de estrutura nas escolas públicas, é possível entrevistar pais de estudantes, professores, diretores, secretário de educação etc.), as informações sobre o tema e se serão usadas imagens ou artes.
Lembre-se das dicas de Pinto (2014):
– Tenha um foco, não tente abranger tudo em uma única pauta.
– Sempre se pergunte o porquê esse assunto é importante para o leitor.
– Evite recursos como “muitas vezes”, “é cada vez maior”, “muito já se falou”, “cada vez mais pessoas”. Se não há números para mostrar isso, não diga.
– Seja sucinto, diga só o essencial.
ATENÇÃO:
– Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do Café.
– Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.
Bom trabalho a todas e todos!