MAPA – LET – LÍNGUA PORTUGUESA II – 54/2023
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
De forma resumida, a concordância, conforme Bechara (2009, p. 543), “consiste em se adaptar a palavra determinante ao gênero, número e pessoa da palavra determinada”, relação que se estabelece de duas formas: nominal ou verbal.
Mauro Ferreira (2011, p. 572) explica que a concordância nominal é um “princípio sintático de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele”. Já na verbal, o verbo deve se flexionar para se ajustar ao sujeito.
Tais teorias têm como base a Gramática Normativa, a qual considera apenas suas regras, não abarcando alguns usos comuns entre os falantes, como o contemplado pelo professor Ataliba Castilho (2010). Para esse autor, a concordância não se limita ao sistema estrutural da língua, uma vez que é possível também encontrá-la na semântica, ou seja, a flexão também acontece a partir dos sentidos estabelecidos pelo leitor/ouvinte, e não somente de normas linguísticas.
Castilho (2010) exemplifica sua teoria com o enunciado “Eu fiquei ENCANTADA com tudo aquilo”, em que o adjetivo concorda, flexionando no feminino, com o gênero do autor — uma realidade extra gramatical — e não necessariamente com um termo linguístico, tanto que “encantadO” também poderia ser usado, dependendo do falante. Em outras palavras, chama a atenção para o fato de que os sentidos podem contribuir à concordância.
Vale destacar que os estudos de Castilho se baseiam na Gramática Funcional, a qual entende a língua como uma estrutura maleável, sujeita aos usos, isto é, diferente da normativa, que estabelece regras arbitrárias com base na linguagem formal.
Com isso, considere os registros de seus alunos — enunciados 1, 2, 3 e 4 — e produza um texto discursivo, de 15 a 20 linhas, conforme os itens a, b, c e d.
Itens que devem compor sua resposta:
- a) Explicar a diferença entre as duas relações (morfossintática X semântica).
- b) Destacar a importância do conhecimento normativo quanto à concordância em sociedade.
- c) Mostrar como/por que os alunos estabeleceram a concordância em cada caso — enunciados 1, 2, 3, 4 —, a fim de que entendam que houve uma motivação lógica.
- d) Corrigir, mostrando como deveriam fazer, conforme o que foi ensinado (Gramática Normativa). Para que sua explicação fique mais clara, organize bem as ideias de forma coerente e coesa, exemplifique, retire trechos dos enunciados, mostre as relações etc.
Atenção:
– Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA. O arquivo se encontra na pasta Material da Disciplina.
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de Avisos e Mensagem.
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina.
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da Disciplina.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis
Em caso de dúvida, entre em contato com o seu professor mediador. Bons estudos!