MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I – 53/2023
Imagine-se na seguinte situação fictícia para produzir a atividade:
Embora a modalidade de ensino a distância tenha conquistado seu espaço e se consolidado como um meio importante de desenvolvimento acadêmico no Brasil, ainda são comuns algumas convicções errôneas de que ela não prepara tão bem quanto a presencial. A universidade em que você estudou, por exemplo, recebe, em suas redes sociais, comentários de pessoas interessadas em iniciar a graduação a distância repletos de dúvidas, marcas de insegurança etc., como os seguintes, retirados de uma de suas redes:
Comentário 1:
Penso em fazer um curso pela EAD, mas tenho medo de não receber ajuda quando surgirem dúvidas e não dar conta.
Comentário 2:
Trabalho e não tenho muito tempo para estudar e assistir às aulas. Por isso, não faço uma graduação EAD.
Comentário 3:
Acho que o ensino na EAD é mais fraco que o presencial. |
A fim de desmistificar tais ideias preconceituosas e incentivar esses estudantes, a universidade em que você se formou convidou alguns ex-alunos a compartilharem suas histórias, por meio de relatos a serem publicados no Editorial Acadêmico, jornal on-line aberto à comunidade. Você, como um(a) grande admirador(a) da EAD, decidiu participar e contar seu processo de estudos.
Produza, portanto, um relato, em até 20 linhas, em que destaque os seguintes pontos, contra argumentando as afirmações dos comentários recebidos pela universidade.
- a) Descreva sua trajetória na EAD, desde o início até a formação e inserção no mercado de trabalho, momentos de dificuldade e superação.
- b) Relate os aspectos que a EAD ajudou a desenvolver, no que se refere à ordem pessoal e profissional.
- c) Motivos pelos quais a EAD configura-se como uma modalidade do futuro na sociedade atual.
Importante:
– Utilize o formulário padrão para o envio do mapa, disponibilizado na pasta material da disciplina.
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina.
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador.