MAPA – LHIST – HISTÓRIA MODERNA – 51/2023
Quando pensamos na disciplina de história, sobretudo para os alunos do ensino fundamental, temos que considerar que é comum que algumas dificuldades surjam no processo de ensino-aprendizagem. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na etapa do ensino fundamental dos anos finais, aborda que:
“A presença de diferentes sujeitos ganha maior amplitude ao se analisarem processos históricos complexos ocorridos em espaços, tempos e culturas variadas. As mesclas entre as histórias da América, da África, da Europa e de outros continentes apresentam diferentes níveis de elaboração ao serem trazidos à tona rupturas, permanências e movimentos de população e mercadorias, mediados por distintas estruturas econômicas, sociais, políticas e
culturais.”
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular : ensino médio. Brasília, 2018, p. 347
Isto é, uma criança ou adolescente, na etapa dos anos finais do ensino fundamental, pode apresentar dificuldades em compreender a relação dos acontecimentos históricos do mundo com o lugar onde vivem.
Quando pensamos nos conteúdos de História Moderna, essa dificuldade em reconhecer a importância da história do “outro” (sobretudo da Europa), comparada à “nossa” história, pode surgir com frequência. E, para vencer essa dificuldade, cabe ao professor reunir recursos e ministrar a disciplina para que faça sentido ao aluno. MAPA – LHIST – HISTÓRIA MODERNA – 51/2023
Diante disso, caro(a) aluno(a), assuma a postura de um professor e resolva o seguinte desafio:
Imagine que você estava ministrando a disciplina de História, para os anos finais do ensino fundamental, e se viu diante do conteúdo de Revolução Francesa. Ao conduzir o conteúdo pelos métodos tradicionais (aula expositiva, dependência do livro didático e anotações na lousa), você notou que seus alunos não estavam compreendendo muito bem esse conteúdo.
Neste caso, a fim de conseguir resultados mais positivos no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos, você pensou em trazer novos recursos pedagógicos para conduzir esse conteúdo, e esquematizou uma aula menos tradicional.
Sendo assim, prezado(a) aluno(a), elabore um esquema de aula com os seguintes elementos obrigatórios:
– Consulte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresente o ano que corresponde a este conteúdo; a unidade temática; o objeto de conhecimento; e a habilidade que será desenvolvida.
– Elabore um mapa mental sobre as causas que levaram a Revolução Francesa. Este recurso deverá apresentar entre 5 e 10 ramificações.
– Escreva um texto, de 10 a 20 linhas, explicando como ocorreu a Revolução de 1789.
– Por fim, apresente um recurso midiático (vídeo da Internet, filme, documentário, animação, série). E explique, entre 2 e 5 linhas, como este recurso irá auxiliá-lo na explicação deste conteúdo.
– Escreva sua atividade de forma clara, dentro da norma padrão da língua portuguesa e apresente as referências consultadas conforme as normas da ABNT.
Orientações:
– Para a elaboração do mapa mental, você pode utilizar ferramentas como o canva, PowerPoint ou outros aplicativos. A imagem do mapa mental deve ser inserida no template juntamente com o texto. MAPA – LHIST – HISTÓRIA MODERNA – 51/2023
– Desenvolva em seu texto todos os conteúdos elencados.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.
– Desenvolva o seu texto no Template disponibilizado no Material da Disciplina.
– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
MAPA – GQ – MAPEAMENTO DE PROCESSOS – 51/2023