MAPA – LOG – LOGÍSTICA REVERSA – 54/2023
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina Logística Reversa por meio da realização da Atividade MAPA.
Para isto, a realização da Atividade MAPA propõe:
Logística Reversa no Agronegócio – Reutilização de Embalagens de Agrotóxicos
O agronegócio desempenha um papel crucial na economia global, fornecendo alimentos, fibras e matérias-primas. No entanto, também gera desafios ambientais, como a gestão de resíduos, especialmente embalagens de agrotóxicos que podem causar efeitos negativos no meio ambiente. Nesse cenário, a logística reversa se tornou uma abordagem fundamental para lidar com esses resíduos de maneira sustentável.
Desafio:
A reutilização e a destinação adequada de embalagens vazias de agrotóxicos se tornaram um desafio para a indústria agrícola. Essas embalagens frequentemente contêm resíduos químicos perigosos e podem se acumular no meio ambiente se não forem gerenciadas corretamente. Além disso, a legislação ambiental tem se tornado mais rigorosa, mantendo a responsabilidade compartilhada de fabricantes, proprietários, distribuidores e agricultores na gestão desses resíduos.
Partindo do estudo de caso apresentado e com base em nossos estudos sobre a logística reversa, a nossa atividade de aprendizagem prática tem por objetivo levar a uma melhor compreensão de como planejar o funcionamento da logística reversa dentro desse segmento que precisa de ações sustentáveis. Veja as orientações a seguir:
Você foi contratado(a) para desenvolver um programa de logística reversa para embalagens de agrotóxicos. Dessa forma, será preciso que o programa desenvolva as cinco (5) etapas a seguir:
a) Educação e Conscientização:
Construa uma proposta de educação e conscientização sobre a destinação adequada das embalagens de agrotóxicos junto aos distribuidores e agricultores. Nessa proposta você vai informar qual a cidade que você reside, fazendo uma breve explicação da importância do agronegócio na sua região (aproximadamente 10 linhas).
Agora você fará um planejamento simples de como vai funcionar essa coleta, triagem, processamento e fechamento do ciclo de destinação adequada das embalagens de agrotóxicos conforme orientações a seguir.
- b) Pontos de Coleta:
Pensando no seu contexto regional, ou seja, na localização onde você reside, descreva quais serão os pontos de coleta para que os agricultores possam entregar as embalagens de agrotóxicos (cite pelo menos três pontos de coleta).
- c) Triagem e Inspeção:
Faça uma descrição de como vai funcionar essa triagem e inspeção das embalagens de agrotóxicos para o processamento e reciclagem (aproximadamente 10 linhas).
- d) Processamento, reciclagem, reutilização e fechamento do ciclo:
Realize uma pesquisa sobre como funciona o processamento e reciclagem de embalagens de agrotóxicos e descreva de que forma vai funcionar o processamento e reciclagem desse tipo de embalagens aí na sua cidade. Descreva de que forma essas embalagens serão reutilizadas (aproximadamente 15 linhas).
- e) Resultados esperados com a reciclagem das embalagens de agrotóxicos:
Cite e descreva pelo menos três resultados positivos que o processo de reciclagem das embalagens de agrotóxicos deve trazer para a sua região.
Orientações:
– Utilize o Formulário Padrão para responder a sua atividade, que se encontra no ícone Materiais – Material da disciplina.
– Evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.
– As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme Normas ABNT.
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem pelo Fale com o Mediador.
Bons estudos!