MAPA – MKT – ANALYTICS MARKETING – 54/2023
Como uma das formas mais básicas de identificação no ambiente on-line, a utilização do e-mail se faz presente para a esmagadora maioria dos usuários de internet. Ao fazer compras na internet, mas não somente nesta situação, a loja virtual solicita ao cliente que deixe seu e-mail cadastrado. Esta é uma técnica de captação de leads, para que, a partir desse ponto de contato, comecem a ser aplicadas as estratégias para transformar os leads em clientes fidelizados. Se a estratégia e a comunicação forem elaboradas eficientemente, a empresa demonstrará ser capaz de entender as necessidades dos consumidores virtuais e entregar soluções adequadas para cada um, no momento correto.
ORSOL, Felipe; OTOMURA, André Martins. Analytics Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Leap KPMG e Converison, “a geração de leads qualificados, com 60,5%, é o maior desafio enfrentado pelas empresas, seguido pela busca por tráfego orgânico, com 46,6%. O Google continua sendo amplamente utilizado como uma ferramenta essencial no marketing digital empresarial, e a tendência é que seu uso seja ainda mais acentuado no ano de 2023, alcançando 53,4%”.
TERRA NOTÍCIAS. Geração de leads qualificados é o maior desafio para empresa. 20 jun, 2023. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/geracao-de-leads-qualificados-e-o-maior-desafio-para-empresa,6325ba8ee46ad7fb7b6c2bc8a4975241gda4q4nv.html?utm_source=clipboard>. Acesso em: 18 ago, 2023.
Deste modo, as empresas precisam criar diferentes estratégias de captação de leads para maximizarem seus resultados.
Na Unidade 3 do seu material, são apresentadas nas páginas 89 a 95, 5 estratégias que podem ser utilizadas para captação de leads na internet.
Com base nisso, faça o que se pede abaixo:
1) Pesquise na internet e escolha 3 páginas que utilizam cada uma uma estratégia de captação de leads diferente, que estejam dentre essas 5 estratégias apresentadas na unidade 3 do seu material (elas não precisam ser da mesma empresa), tire print screens dessas páginas, que apresentem e que fique claro a estratégia de captação de lead utilizada pela empresa. Depois cole o print no seu formulário padrão.
2) Em seguida, explique se você considera que aquela estratégia escolhida foi adequada para a captação de lead daquela empresa. Para responder a esta pergunta, coloque-se no lugar de alguém que está navegando na internet para pesquisar o assunto ou comprar um produto e reflita se você se sentiria inclinado a deixar seu contato. Faça isso para cada uma das 3 estratégias apresentadas na pergunta acima e lembre-se de apresentar argumentos que justifiquem sua resposta.
Atenção!
– Envie suas respostas no formulário padrão da atividade, que se encontra em ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Ao utilizar materiais como base para responder ou trechos de materiais, não se esqueça de inserir as referências.
Bons estudos!