MAPA – NUT – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 54/2023
Você como nutricionista precisa estudar sobre alguns conceitos, para conhecer quais os tipos de abordagem precisa ter para uma educação nutricional de sucesso. Você conhece quais seriam esses conceitos?
Promover um campo comum de reflexão e orientação prática, no conjunto de iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemple os diversos setores vinculados ao processo de distribuição, abastecimento e consumo de alimentos. Nesse sentido, a EAN integrada a estratégias mais amplas para o desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.
Fonte: BEZERRA, José Arimatea Barro. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC, 2018.
A finalidade da educação é transmitir informações e comunicar, penetrando na história de vida do indivíduo, na inserção social e cultural, no universo de significados afetivos que dão sentido às práticas da educação.
Fonte: LEITE, M. M. J.; PRADO, C.; PERES, H. H. C. Educação em saúde: desafios para uma prática inovadora. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Você foi convidado a ser o Nutricionista integrante de uma equipe que vai desenvolver um projeto multidisciplinar em uma empresa privada de sua cidade. Neste projeto, vários profissionais da área da saúde, além do nutricionista, estarão desenvolvendo atividades, como o educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga e médico, que vão identificar possíveis deficiências e dificuldades, montando um plano de ação com as necessidades encontradas.
No caso da nutrição, você terá que organizar e estruturar ações de educação alimentar e nutricional, que serão desenvolvidas com diferentes grupos de pessoas dessa empresa. Mas para isso ocorrer, você terá que estudar todas as etapas e pontos importantes para realizar essa educação em saúde, como por exemplo, as teorias pedagógicas, fatores do comportamento alimentar e pontos importantes para aconselhamento dietético.
Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, você consegue identificar quais as etapas e conceitos que você precisa aprofundar para realizar esse trabalho? E como poderá ser feito o aconselhamento dietético?
Depois das informações citadas acima, é hora de iniciarmos nosso projeto.
Você como Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso?
1 – Pensando em processo de educação e comunicação em saúde, sugira alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a teoria seja colocada da melhor forma e entendimento para o grupo citado.
2 – Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido a cognição ser de extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar e nutricional no grupo de adultos dessa empresa, justificando sua resposta.
3 – Vamos para seu primeiro treinamento. Depois de ter aplicado um questionário para conhecer questões de hábitos alimentares do grupo a ser trabalhado, você encontrou relatos que alguns colaboradores pretendem fazer algumas mudanças em seu comportamento alimentar durante a aplicação do projeto, eles até descreveram que a forma que fazem atualmente pode trazer malefícios a saúde deles, mas ainda sentem alguns obstáculos para a mudança. Pensando no modelo transteórico, cite e explique por qual estágio de mudança esse grupo está passando.
4 – Agora, chegou o momento de relatar a equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo de colaboradores dessa empresa. Lembrando que os temas devem levar em consideração que temos grupo de adultos e idosos. Enumere 3 temas que você acha de grande relevância e realize o planejamento de 1 deles de forma detalhada utilizando o quadro abaixo. Utilize sua criatividade e o material extra para te auxiliar na construção desta ação.
Título da Atividade |
|
Público-Alvo |
|
Objetivo geral da Atividade |
|
Materiais de Apoio necessários |
|
Descrição da atividade |
|
Para realizar esta atividade você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 2, 3, 4 e 5 do livro pedagógico.
Para responder os itens apresentado, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro e utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das aulas ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial no campo de respostas em seu Formulário Mapa disponível em Material da Disciplina, salvar no formato PDF conforme as instruções e anexar no campo de resposta da Atividade MAPA.
Material Complementar para respostas disponíveis na Sala do Café.