MAPA – NUT – PARASITOLOGIA – 54/2023
Por que doenças intestinais, como diarreia e disenteria, bem como complicações associadas à má nutrição, como anemia, perda de peso e anorexia, podem não ter relação com a alimentação? Como uma parasitose pode influenciar o estado nutricional de um paciente sem apresentar uma relação direta com a ingestão de alimentos?
Toda vez que um paciente tem uma complicação intestinal, é normal e plausível que os profissionais da saúde associem o sintoma a uma infecção ou doença transmitida por alimentos, entre elas as parasitoses. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que, aproximadamente, 24% da população mundial, cerca de 2 bilhões de pessoas, está, nesse momento, infectada com algum tipo de geo-helminto (parasitos em forma de verme que podem ser transmitidos por alimentos), podendo desencadear complicações que vão desde dor abdominal até convulsões graves. Como a maioria desses parasitos tem como habitat o intestino humano e apresentam como meio de infecção a ingestão de alimentos contaminados, é comum associar os sintomas às parasitoses do trato intestinal. Entretanto, é importante conhecer bem a relação dos parasitos com o ser humano, pois nem sempre a infecção tem relação com a alimentação, possibilitando assim a correta orientação dos pacientes.
Suponha que você é o(a) Nutricionista responsável técnico por uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Sua unidade tem como principal finalidade a preparação de refeições escolares. No último ano, você recebeu informações de um projeto de acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes atendidas pela sua unidade. Nestas informações, além das características nutricionais, chamou sua atenção o índice elevado de adolescentes (maior que a média nacional) com sintomas como diarreia intermitente, muco e sangue nas fezes, anemia, perda de peso e até mesmo anorexia. Sintomas normalmente associados à má alimentação e má nutrição.
Com base nas informações, você suspeita que esses adolescentes possam ter algum tipo infecção ou intoxicação intestinal devido à alimentação. Analisando os alimentos fornecidos pela sua unidade, não foi possível identificar nenhum ponto de falha no preparo ou fornecimento de alimentos, que pudesse apresentar relação com os sintomas. A análise parasitológica dos ingredientes também não revelou qualquer tipo de contaminação. Analisando novamente os dados de saúde das crianças e adolescentes, você percebe que a maioria daqueles que apresentam os sintomas investigados relataram episódios de dermatite nos braços e pernas.
Com essa informação e sabendo que a cidade atendida possui muito lagos utilizados para a recreação, você pede que os alunos sejam avaliados para a presença de Schistosoma mansoni. O resultado dos exames mostra que praticamente todos os alunos examinados apresentavam esquistossomose já na fase crônica. Embora a doença constatada não apresente relação direta com os alimentos fornecidos, como o estado nutricional dos adolescentes foi prejudicado, você e sua equipe decidiram montar um material informativo sobre a Esquistossomose direcionada para os alunos atendidos.
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de Parasitologia, quais aspectos você considera relevantes para uma palestra de conscientização sobre a Esquistossomose? Quais medidas os alunos deveriam adotar para prevenir a contaminação com o Schsitosoma masoni? (Pergunta reflexiva).
Uma das áreas de atuação do nutricionista está relacionada diretamente com a Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva, englobando desde a importância dos componentes da dieta alimentar até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, os profissionais devem conscientizar a população tanto para a importância da correta ingestão de alimentos quanto para fatores que possam interferir na absorção destes pelo corpo, como a ocorrência de parasitoses.
Com todas as informações expostas, é hora de agir! Nesta atividade, atuando como Nutricionista Coordenador da equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição, você será o responsável por identificar os aspectos relevantes para a montagem do material de conscientização. Você deverá pensar na estrutura do material, abordando os conceitos essenciais para que os alunos possam conhecer a Esquistossomose e desenvolver os conhecimentos necessários para adotar práticas que previnam a contaminação pelo parasito. Para elaborar o seu material, você identificou que deverá pesquisar os seguintes tópicos a seguir (responda às questões nos campos indicados em seu Formulário Padrão do MAPA):
- a) Descreva o que são trematódeos e aponte seu filo e classe. Explique sua relação com o Schistosoma mansoni.
- b) Apresente as principais características da Esquistossomose, caracterizando principalmente a morfologia do parasito e seu ciclo de vida.
- c) Cite e explique as fases da doença e comente sobre a patologia que se relaciona com os sintomas observados nos adolescentes examinados.
- d) Cite e explique os procedimentos que os alunos poderiam adotar para evitar a Esquistossomose.
Instruções para realização da atividade:
– Para esta etapa da atividade o aluno deverá ler a Unidade 6 – Trematódeos Parasitos do Homem.
– Não se esqueça de responder à atividade no Formulário Padrão da atividade MAPA, localizado no material da disciplina.