MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51/2023
“Para contar uma história – seja qual for – é bom saber como se faz… Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes… Se capta o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção… Ou se brinca com a melodia dos versos, com o acerto das rimas, com os jogos das palavras… Contar histórias é uma arte… e tão linda!!! É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso é nem remotamente declamação ou teatro…
Partindo do excerto mencionado e dos estudos realizados na disciplina, elabore a presente atividade considerando a seguinte situação hipotética:
Renata é uma profissional recém-formada do curso de Pedagogia e foi aprovada em um concurso público, na cidade em que reside, para atuar na rede municipal de ensino. A docente aguardava ansiosamente o dia da posse. Chegado o dia, Renata se dirigiu à escola e foi recepcionada pela equipe gestora, a qual lhe informou que assumiria uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
Em comunhão, escola e professores definiram a quarta-feira como o dia de planejamento bimestral, quinzenal e semanal. O planejamento era conduzido pela coordenadora da escola que orientava as atividades e sugeria encaminhamentos. MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51/2023
Após uma semana de atuação na escola, Renata participaria de sua primeira reunião de planejamento. A primeira reunião foi realizada junto às demais colegas docentes do referido ano e tinham como orientação selecionar uma literatura infantil a ser trabalhada no bimestre, bem como elaborar uma sequência didática contendo os seguintes componentes: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51/2023
Com base na Unidade 5 do livro de estudo, ajude Renata e as demais professoras do 3º ano a selecionar uma literatura infantil e elaborar uma sequência didática contendo os componentes descritos anteriormente. Lembre-se de que a literatura selecionada precisa ser adequada à faixa etária atendida e que os comandos precisam ser claros para compreensão do aluno/da turma.
1º MOMENTO: para compor a proposta de encaminhamento, considere as etapas:
- Apresentação da situação: tem como objetivo expor, detalhadamente, a tarefa de expressão oral ou escrita a ser realizada pelos alunos. Para compor a apresentação da situação, elenque questões norteadoras que auxiliarão na exploração oral da história. Inicie com a apresentação da literatura selecionada — imagem da capa, título, autor, ilustrador, editora, coleção, edição. Defina, para o momento de leitura, qual(is) recurso lúdico usará enquanto apoio didático. Identifique o gênero textual que estrutura a história — conto, fábula, poema, relato… O comando a ser descrito deverá apresentar, no máximo, 10 linhas.
- Produção inicial: os alunos tentam elaborar um primeiro texto oral ou escrito e revelam para si e para o professor as representações que têm da atividade. Necessário manter o gênero presente na literatura. Por exemplo, caso a literatura selecionada seja um conto ou fábula, os alunos poderão modificar o final da história, escolher outros personagens e reproduzir a história mantendo o mesmo espaço e tempo, dentre outros. O comando a ser descrito deverá apresentar, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 12.
Uma situação hipotética de comando para a atividade seria: “Ao final da literatura, a autora expõe ‘Sei disso, mas, quando o fogo se apagar e o chão estiver coberto de cinzas, se me perguntarem o que fiz para evitar a destruição, posso responder: Fiz o que pude!’. A fala registrada pertence ao personagem principal da história. Nela, evidenciamos a importância de ações que propiciem soluções para os problemas enfrentados. Diante dessa reflexão, que tal produzirmos um texto? Você já sonhou em escrever um livro? Como seria o seu livro? Sobre qual assunto gostaria de escrever? Os livros têm a capacidade de armazenar nossas ideias, memórias e histórias. Que tal ser o autor/escritor de um deles? Vamos à produção? Com base na literatura trabalhada, produza um conto em que o personagem principal também seja um passarinho, porém o espaço em que a história se desenvolve seja uma residência (casa)”.
- Módulos: trata-se de trabalhar os problemas que apareceram na primeira produção e oferecer aos alunos os instrumentos necessários para superá-los de modo a abordar: a) a sistematização da escrita alfabética; b) a compreensão e interpretação da história; c) a análise linguística — estudo da ortografia, gramática. Para organização dos módulos, selecione UM dos tópicos anteriores e elabore três atividades/questões que o possibilite atender à necessidade expressa no texto do aluno (situação hipotética).
- Produção final: oportuniza ao aluno a possibilidade de pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. Para a produção final, defina o meio pelo qual os materiais produzidos pelos alunos circularão. O comando a ser descrito deverá apresentar, no mínimo, cinco linhas e, no máximo, oito.