MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52/2023
“O ambiente escolar é desafiador, tanto para o professor quanto para a criança e sua família, mesmo que já seja um ambiente conhecido, pois a cada ano implica novas descobertas, novos obstáculos, grandes superações e também frustrações”.
Fonte: LEONEL, W. H. dos S. L. Políticas e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 179.
Imagine que você acabou de assumir o cargo de pedagogo(a) em um colégio estadual da sua cidade. O ano letivo está começando, e você está muito empolgado(a) para cumprir com as responsabilidades do seu cargo, contudo, no seu primeiro dia de trabalho, a diretora do colégio compartilhou algumas situações desagradáveis que aconteceram no ano letivo anterior. Essas situações eram relacionadas à ausência de prática docente inclusiva por parte de alguns professores que não sabiam lidar com um grupo de alunos com TDAH e Autismo. Para prevenir que novas situações assim aconteçam, a diretora solicitou que você prepare um texto que será entregue para toda comunidade escolar, além de um cartaz que fixará na sala dos professores. Para tanto, você deve acessar o Formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina, e seguir estes passos:
Passo 1: elaboração de um texto dissertativo
Escreva um texto, entre 30 e 35 linhas, que contemple o tema TDAH e Autismo. Esse texto deverá ser organizado da seguinte forma:
– Características do TDAH: sintomas, causas e o que acontece quando não é tratado.
– Características do Autismo: sintomas, causas e tratamento.
– Finalize o seu texto argumentando sobre a relevância do professor frente à diversidade.
Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas, bem como atenção ao realizar citações diretas ou indiretas. Você pode consultar o livro didático, principalmente, as Unidades 4 e 5.
Passo 2: confecção de um cartaz
Em uma cartolina, apresente, de forma resumida (em tópicos), ações que podem ser feitas pelos professores para auxiliar no ensino-aprendizagem dos alunos com TDAH e Autismo, além de meios para incluí-los no ambiente escolar, já que, muitas vezes, ocorre um preconceito ou, até mesmo, falta de informações sobre esse público.
Lembre-se: para uma boa leitura visual, o cartaz deve ter imagens, mensagens/textos simples, cores, simplicidade na organização dos elementos e originalidade.
Passo 3: fotografia do cartaz
Quando seu cartaz estiver pronto, você deve fotografá-lo e anexar a foto, com boa qualidade, no Formulário Padrão.