MAPA – PED – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 53/2023
Na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Criança, percorremos o ciclo da vida desde a fecundação até a terceira infância. Nesse percurso, destacamos como a vida é gerada, quais aspectos genéticos e ambientais a influenciam no período intrauterino; elencamos os eixos básicos do desenvolvimento neuromotor, cognitivo e psicossocial.
Apresentamos diferentes teorias que propõem entendimentos diferentes acerca de cada aspecto do desenvolvimento, influenciadas por correntes filosóficas distintas, destacando o quanto é plural o estudo sobre o desenvolvimento humano no geral. Todavia, destacamos que os dados obtidos por meio desses estudos são amparados em métodos de pesquisas reconhecidos e validados pelas comunidades científicas, de modo a validar enquanto ciência a Psicologia do desenvolvimento humano.
O modo pelo qual se coletam os dados e os critérios utilizados para avaliá-los é de suma importância, pois a rigorosidade empregada nesse processo confere legitimidade à teoria elaborada e, consequentemente, segurança aos estudiosos para avaliar o desenvolvimento humano de forma assertiva. Entretanto, os métodos de coleta de dados acerca do desenvolvimento humano não são de uso exclusivo dos pesquisadores com objetivo de elaborar ou revisar as teorias que norteiam os diferentes profissionais dedicados ao público infanto-juvenil.
No fazer docente, em seu cotidiano, os métodos de observação e análise dos dados são utilizados como ferramentas de trabalho diário, mesmo quando não se dá conta. Por exemplo: ao afirmar que uma criança não está apresentando as habilidades esperadas para sua faixa etária e experiência socioeducacional, o profissional fez uma observação transversal ou longitudinal da criança em questão e analisou os dados de forma qualitativa e/ou quantitativa para poder formular tal questionamento.
Considerando o exposto, convido-o a fazer uma observação sistemática, transversal, in loco de uma refeição na qual haja, pelo menos, duas pessoas diferentes compartilhando o momento.
Para realizar a atividade, siga os itens:
a) A observação deve ser feita sem informar os sujeitos observados.
b) Identificar os indivíduos por letras A e B (não colocar nenhum dado ou conteúdo que possa identificá-los).
c) Descrever, de forma minuciosa, como cada indivíduo observado se senta à mesa, serve-se do alimento, em qual sequência coloca o alimento no prato ou segura o lanche, qual mão utiliza, se faz intervalos de mastigação descansando os talheres no prato ou não, se interage com os demais, se utiliza de dispositivos eletrônicos, se faz ingestão de líquido ou não, se retira os utensílios utilizados da mesa ou não, ou qualquer outro fato que julgue ser relevante para a sua observação. Esse relato da observação deve ser feito em formato de texto em terceira pessoa (no mínimo, 20 linhas).
d) A observação deve durar, pelo menos, 10 minutos.
e) De acordo com a teoria estudada na disciplina, destaque a importância da observação no ambiente escolar (10 a 15 linhas).
O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de observação sistemática em situações corriqueiras, pois, no ambiente escolar, será a sua capacidade de identificar as nuances do comportamento das crianças que permitirá reconhecer a necessidade ou não de uma intervenção diferenciada junto dela. Prepare-se para ser surpreendido com a infinidade de detalhes que nos passam despercebidos cotidianamente em nossa rotina quando não temos objetivos estabelecidos em uma interação ou observação social.
Um ótimo trabalho para você!
Orientações gerais:
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