MAPA – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 51/2023
Antes mesmo de ser alfabetizada, é por meio da linguagem oral ou visual que a criança tem o primeiro contato com as histórias. Sabemos, também, que contar histórias promove o desenvolvimento de importantes habilidades, inclusive na fase da primeira infância. Essas habilidades têm relação com os cinco campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento é “[…] o diálogo entre crianças e adultos, por meio do qual expressam seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Para isso, é preciso que a criança conheça suas emoções e sentimentos, entendendo-os e sabendo lidar com eles” (BRASIL, 2017, p. 49). Para trabalhar com essa temática, a contação de história é uma boa pedida.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/…. Acesso em: 27 jul. 2022.
A partir disso, você tem um desafio para esta atividade MAPA: imagine que você foi contratado(a) para substituir um professor da Educação Infantil, em uma turma de Infantil III (3 anos). A equipe pedagógica disponibilizou o esboço do plano de aula que havia sido elaborado pelo professor anterior. Dentre as atividades planejadas, está prevista uma contação de história com materiais recicláveis. Confira o esboço abaixo: MAPA – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 51/2023
PLANO DE AULA – INFANTIL III
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
História: Quando me sinto triste – Trace Moroney.
Recurso: Materiais recicláveis.
Com base no exposto, seu desafio para este Mapa compreende 2 (duas) etapas:
1ª etapa: Contação da história Quando me sinto triste, de Trace Moroney (disponível em PDF no material da disciplina). Para isso, fique atento(a) às seguintes orientações:
– Faça a leitura da história e estude-a, pensando em como contá-la, quais os pontos que precisam de uma voz diferenciada, ou de uma entonação diferente para que fique bem lúdico, pois é fundamental a entoação da voz e a expressão facial do contador.
– Construa um recurso pedagógico para a contação da história, utilizando materiais recicláveis.
– Grave 1 (um) vídeo contando a história (mínimo de 3 e máximo de 5 minutos). Inicie sua gravação informando seus dados: nome completo, R.A. e Polo. Em seguida, comece a contação de sua história.
– Envie seu vídeo para o youtube como NÃO LISTADO (confira o tutorial na sala do café).
– Insira o link do vídeo no formulário padrão do Mapa, disponível no material da disciplina. Atenção: após enviar seu Mapa, não exclua o vídeo do YouTube. MAPA – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 51/2023
2ª etapa: elabore um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) que contemple os seguintes aspectos:
– A importância da contação de histórias para o desenvolvimento infantil;
– O papel do professor neste processo;
Para fundamentar teoricamente seu texto, você deverá inserir 1 (uma) citação direta de até 3 (três) linhas e, ao final da atividade, apresentar a referência, conforme as normas da ABNT.
Observações:
– Não é necessário contar a história para uma criança.
– Utilize o template padrão disponível no material da disciplina.
– Utilize a letra Arial, tamanho 12 no corpo do texto, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências