MAPA – PSICO – NEUROFISIOLOGIA E APRENDIZAGEM – 54/2023
“[…] é a partir das experiências e trocas sociais que gradualmente os sujeitos se apropriam da linguagem, tornando-a base fundamental das estruturas do pensamento.”
“[…] o papel da interação verbal é central para a constituição do sujeito e para a construção de suas funções mentais, compreendendo esses processos a partir do entrelaçamento entre linguagem e cognição.”
“[…] enfatizar a importância do trabalho pedagógico com os conceitos científicos para o desenvolvimento do pensamento da criança que ganha sistematicidade a partir das instruções escolares, concebendo que o desenvolvimento cria as possibilidades e a instrução as realiza.”
Fonte: PINTO, G.U. Estudo de conceitos e dificuldades de aprendizagem. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 487-491, 2016.
“[…] há relação entre o feedback do processo avaliativo e a aprendizagem dos estudantes. O termo muito utilizado na educação é proveniente da língua inglesa e pressupõe um processo de dar respostas e de realimentar determinadas situações.”
“[…] o feedback é a informação que o estudante recebe sobre seu desenvolvimento na escola, o nível em que se encontra e qual ele precisa alcançar para atingir os objetivos educacionais propostos para a etapa de ensino que está cursando.
De acordo com o estudo de caso realizado com uma turma do 5º ano de uma escola pública do Distrito Federal, os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas:
[…] os estudantes alegaram gostar da prática avaliativa […] e da forma como ele retornava os seus resultados.”
“[…] as recompensas – medalha e certificado – são motivações para os alunos, é uma forma de retornar a eles informações sobre seus desempenhos […] estar associado à ideia de recompensar o esforço, melhorando a autoestima dos alunos que, por sua vez, conduz a mais esforço e, normalmente, a melhor aprendizagem.”
PEREIRA, L. R. et al. Avaliação da aprendizagem: a contribuição do feedback para a aprendizagem do estudante. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68098. Acesso em: 1 set. 2023.
A leitura dos trechos dos artigos permite perceber a complexidade do processo de aprendizagem e as inúmeras condições que o influenciam. Durante as aulas, você foi conduzido a pensar sobre como ocorre o desenvolvimento fisiológico do sistema nervoso, órgão essencial à aprendizagem. E também pode compreender o que influencia a formação das memórias e o papel do professor, fundamentais ao processo de aprendizagem. Assim, imagine-se como psicopedagogo atuando em uma sala de aula. Você está desenvolvendo uma atividade com seus alunos e deseja que o conteúdo abordado resulte em aprendizado.
Para a realização desse MAPA, elabore um texto dissertativo respondendo às perguntas a seguir. Lembrando que seu texto deve conter fundamentação teórica, referência, com limite de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas.
- a) Qual é a composição celular do sistema nervoso?
- b) Como ocorre a formação da memória de longa duração?
- c) Quais são as áreas cerebrais responsáveis pela coordenação da linguagem e sua localização?
- d) Pensando na sua atuação em sala, qual a importância do feedback na aprendizagem do seu aluno?
Bons estudos!