MAPA – PSICO – TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS – 51/2023
Para Bridi (2016, p.259), a discalculia:
Não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem e, na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente.
Fonte: BRIDI, C. A. F. et al. Discalculia e intervenção psicopedagógica: Alan O aprendiz na conexão dos números. In: ROTTA, N. T; BRIDI, C. A. F; BRIDI, F. R. S. Neurologia e aprendizagem: abordagem
multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 257-271.
Levando em consideração as características da discalculia, assista ao vídeo: A Discalculia – by Diana T.
Coelho, disponível em: • A Discalculia – b… , descreva duas dificuldades
apresentadas pelo personagem e estabeleça uma adaptação curricular para cada dificuldade que atendam às necessidades do mesmo e justifique porque as utilizou. Você realizará esse Mapa baseando-se na Unidade 3 do livro didáti
co: Adaptações Curriculares.
Para auxiliá-lo(a), siga as seguintes orientações:
- Assista ao vídeo e selecione duas dificuldades apresentadas pelo personagem, como se você estivesse observando o processo de ensino e aprendizagem do estudante;
- Estabeleça uma adaptação curricular para ser utilizado na sala de aula para cada uma das dificuldades selecionadas por você;
- Justifique o porquê de sua proposta de adaptação, explicando a relação entre a dificuldade e a adaptação.