MAPA – QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL – 51/2024
MAPA DE QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL
ESTUDANTE!
Seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Química Analítica e Instrumental.
Instruções iniciais:
1- Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade e siga todas as instruções constantes nesse modelo. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
2- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A química analítica desempenha um papel crucial nos campos da farmácia e biomedicina, permitindo a identificação e quantificação de substâncias em amostras biológicas (urina, sangue, saliva ou outra). Este exercício tem como objetivo simular um cenário prático no qual os profissionais dessas áreas precisam analisar uma amostra complexa.
A análise de amostras de salivas é de grande importância em diversos campos, incluindo a medicina, a odontologia, a pesquisa biomédica e a farmacologia. A saliva é uma secreção biológica que contém uma variedade de componentes, refletindo o estado fisiológico do indivíduo. Vale enfatizar que a saliva é uma amostra complexa e pode conter substâncias como água, proteínas, enzimas, glicose, ácido úrico, ácidos graxos (pequenas quantidades), além de vários íons.
Em algumas situações, principalmente em validações de técnicas, é preciso usar amostra de saliva simulada, ou seja, a partir de alguns reagentes específicos é possível preparar amostra de saliva em laboratório. A saliva simulada, criada artificialmente para imitar as características da saliva natural, é frequentemente usada em várias situações em que uma amostra real de saliva pode não estar disponível ou não é prática de usar. Dentre os reagentes necessários, a solução tampão é um dos principais. Na saliva pode-se ter mais de um tipo de tampão, contudo o tampão bicarbonato é um dos mais importantes presentes neste meio.
Fonte: KELLER BULLA, M.; BARBOSA, V. A. Química Analítica e Instrumental. Maringá: UniCesumar, 2021.
WU, L. et al. In vivo solid-phase microextraction swab-mass spectrometry for multidimensional analysis of human saliva. Analytica Chimia Acta, v. 1164, 2021.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Suponha que você, profissional da área, precise analisar uma amostra biológica de saliva, por exemplo, dentro de um contexto de análises clínica. Leve em conta que você está bem equipado com um laboratório apropriado, o qual contém reagentes comuns de química analítica (soluções padrão, indicadores, ácidos, bases etc.), bem como equipamentos de laboratório (pipetas, balanças analíticas, espectrofotômetro, entre outros).
Nesse contexto, você foi designado para analisar, primeiramente, uma amostra de saliva humana (não simulada) utilizando algumas técnicas analíticas. Mediante o apresentado, responda ao que é solicitado:
- A) Indique, dentro deste contexto, a finalidade de se usar a técnica de cromatografia e quais técnicas cromatográficas podem ser utilizadas para analisar a saliva.
- B) A equação de Henrderson-Hasselbalch é uma ferramenta valiosa na química analítica para entender o comportamento ácido-base de soluções tamponadas. Por isso, escreva a reação de equilíbrio e a equação de Henderson-Hasselbalch relacionada no sistema ácido carbônico (H2CO3) e bicarbonato (HCO3-) e escreva o que significa cada termo.
- C) Suponha que você precise de um tampão para preparar uma amostra de saliva simulada e o laboratório já dispõe de uma solução de ácido carbônico (H2CO3) 0,25 M e uma solução de bicarbonato (HCO3-) 0,45 M. Calcule o valor do pH dessa solução preparada a partir dessas condições. Considere Ka = 4,42 x 10-7.
- D) O que acontece se houver uma adição de uma pequena quantidade de ácido forte (H+) à solução tampão?
BOM TRABALHO!!!
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
→O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
→SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir
abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Química Analítica_CarolSouza.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.