MAPA – SAÚDE – FISIOLOGIA HUMANA – 53/2023
Sistema cardiovascular: funções, anatomia e doenças comuns
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos, sendo responsável por bombear o sangue para o corpo, transportar nutrientes e oxigênio, ajudar na eliminação de substâncias do metabolismo e transportar hormônios.
Quando existem alterações nas funções do sistema cardiovascular, podem surgir doenças que podem ser graves e colocar a vida da pessoa em risco, como infarto, arritmias cardíacas e acidente vascular cerebral.
Em caso de suspeita de problemas do sistema cardiovascular, é recomendado consultar o cardiologista, que é o médico especialista em avaliar o funcionamento de órgãos como o coração e vasos.
Fonte: https://www.tuasaude.com/sistema-cardiovascular/. Acesso em 23 jun. 2023.
Todos nós devemos prestar atenção e cuidar do nosso sistema circulatório. Uma forma de prevenir problemas é evitar ou minimizar os fatores de risco que são a tendência genética, o sedentarismo, o consumo de fumo (ativo ou passivo), o consumo excessivo de álcool e principalmente, os hábitos alimentares inadequados, tais como a falta de balanceamento e combinação dos principais nutrientes necessários ao corpo, a falta de respeito ao ciclo digestivo e o estado permanente de estresse negativo.
As carências nutricionais surgem devido aos maus hábitos de vida e a deficiência na qualidade de alimentos que ingerimos. Essas condições geram carências nutricionais profundas e continuadas que vão afetando o bom funcionamento do corpo. As carências mais comuns são as vitaminas do complexo B, zinco, cobre magnésio, acido fólico, cálcio, aminoácidos, ácido graxo, acida glutâmico, iodo, selênio, cobalto e boro. Toda a pessoa com problemas cardiovasculares deve ingerir alimentos diuréticos e antioxidantes, para manter a saúde do organismo.
Fonte: https://www.ncbauru.com.br/imprensa/artigos/o-sistema-circulatorio-e-a-nutricao. Acesso em 23 jun. 2023.
Em um hospital, que você trabalha, um paciente do sexo masculino de 40 anos encontra-se internado com obesidade mórbida, sofrendo por colesterol LDL elevado e hipertensão. O paciente em questão, está passando por um tratamento rigoroso para redução de peso com acompanhamento médico e nutricional, para poder realizar uma cirurgia bariátrica (redução de estômago). Durante os exames que são realizados é detectado a presença de um ateroma, que reduz o fluxo sanguíneo elevando a pressão de saída desse sangue do ventrículo direito.
Uma placa de ateroma é formada por colesterol, cálcio e outras células, a partir de reações inflamatórias. Aos poucos, essa massa cresce e provoca estenose, reduzindo o fluxo sanguíneo em artérias de grande e médio calibre.
Levando em consideração as informações sobre o paciente, que está sob sua responsabilidade, responda as questões abaixo.
- A) Sabendo que o ateroma apresentado pelo paciente reduz a chegada de sangue ao pulmão. Cite e explique qual é o vaso sanguíneo que apresenta essa anomalia.
- B) Uma das consequências de ateromas é a elevação da pressão arterial, para suprir a demanda de sangue, ou seja, a pressão aumenta para que o fluxo de sangue passe pelo vaso estreito em volume suficiente para suprir a necessidade do organismo. Levando em consideração esse quadro, o paciente apresenta valores iguais ou acima de 140 mmHg por 80 mmHg. Dessa forma, explique o que significa cada um desses valores, relacionando ao processo do ciclo cardíaco.
- C) Explique quais seriam as consequências para o paciente caso a placa de ateroma desprenda da parede interna da artéria.
- D) Embora os fatores de risco exatos para o aparecimento da aterosclerose (uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial, causada pelo acúmulo de gordura -lipídios – e consequente inflamação da parede dos vasos, com formação de placas calcificadas) são, em grande parte, desconhecidos, explique quais os hábitos podem ser adotados para que esse problema cardiovascular possa ser evitado ou, após instalado, controlado?
- e) A pressão arterial normal (120/80 mmHg para o sexo masculino e 110/70 mmHg para o sexo feminino) pode sofrer alterações a curto prazo, mas também a longo prazo. Portanto, o paciente, assim como todos os seres humanos, possui um mecanismo de ação a longo prazo de regulação da pressão arterial, no entanto, nem sempre efetivo. Dessa forma, explique como esse mecanismo de regulação da pressão arterial a longo prazo funciona em nosso organismo? Para responder à essa questão, desenvolva um mapa conceitual, mapa mental ou fluxograma, de forma manuscrita ou digital.
Obs.: Para responder as questões, você poderá utilizar seu livro de Fisiologia Humana e o artigo disponibilizado: “Alimentação e aterosclerose: um artigo informativo”.
Link: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/633/501
Referência do artigo:
CARAPETO, C.; MONTANARI, F.; PINELA, L. M. Alimentação e aterosclerose: um artigo informativo. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. Suplementar 2. v.11. n.69. p.755-763. Jan/Dez. 2017.