MAPA – SEG – ESTATÍSTICA – 53/2023
Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Segurança no Trabalho. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma pesquisa e utilização de técnicas estatísticas para tomada de decisões.
Para nossa atividade MAPA, faça a leitura da reportagem a seguir:
O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos.
Os dados foram divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e diversos órgãos do governo federal. O professor Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina de Botucatu, unidade da Universidade de São Paulo (USP), afirma que os dados refletem só os números do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aqueles vinculados a empregados formais, que contribuem com a Previdência Social.
“A informação previdenciária tem como principal filtro que ela se refere ao trabalhador que está vinculado ao seguro de acidente de trabalho. Então, aqueles dois terços da população trabalhadora que não estão no mercado de trabalho, a gente nem pode dizer que a falta daquela informação no dado da Previdência seja sub-registro, porque não é intenção da Previdência ter mesmo aquele registro, ele é por princípio excluído.”
Para complementar as informações, o observatório também divulgou dados de notificação obrigatória de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados a casos de acidentes de trabalho. Foram 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores.
Em 2022, foram mais de 148 mil concessões de benefícios previdenciários para acidentados e 6,5 mil de aposentadoria por invalidez.
A cidade de São Paulo registrou, no ano passado, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio vem logo em seguida, com mais de 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.
Reportagem completa no link a seguir: <https://bit.ly/43mjGT1> Acesso em: 16 maio 2023.
Como você pôde perceber as fontes de pesquisas, os dados na área de Segurança no Trabalho são provenientes da Estatística, que é uma ferramenta importante que auxilia profissionais de várias áreas do conhecimento na tomada de decisões, não seria diferente com a área de segurança do trabalho, e tem por objetivo, coletar dados, analisar, tabular para que possa ser tomada decisões sobre de determinado assunto. Diante desse contexto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de estatística, nossa atividade MAPA, consiste na situação hipotética: Supondo que você já é graduado em Segurança no Trabalho e trabalha na área hospitalar. No hospital XYZ a equipe de trabalho fez um levantamento dos acidentes de trabalho em um período dos oito primeiros meses no ano de 2022, na qual foi observado que os acidentes estão relacionados a objetos perfurocortantes.
Para saber a quantidade de acidente em cada mês, você fará o preenchimento da tabela, com base na sua data de aniversário (dia-mês-ano), na qual o dia terá dois dígitos, o mês dois dígitos e o ano quatro dígitos, cada um dos dias será lançado separadamente:
X-X-X-X-X-X-X-X, e serão inseridos na coluna “Acidentes Fi”. (Por exemplo: Uma data de nascimento: 28/02/1981, será inserida: 2.8.0.2.1.9.8.1).
Tabela 01 – Acidentes de trabalho no hospital XYZ no ano de 2022 Meses Acidentes (Fi) Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Fonte: dados fictícios
Após preenchimento da tabela, você precisará apresentar os resultados de sua pesquisa, para isso, você precisará:
- a) Construir um gráfico de barras com os dados obtidos (colunas meses e acidentes – fi).
- b) Analisar qual mês teve o maior índice de acidentes.
- c) Determinar a média, moda e mediana (para isso utilize apenas a coluna “acidentes”, calculando por meio de dados desagrupados, observe que a construção dos dados foi utilizada uma tabela apenas para apresentação).
- d) Explicar os resultados das medidas de posição (média, moda e mediana).
- e) Apresentar as possíveis causas que levam a esses acidentes.
- f) Explicar como as técnicas estatísticas podem ajudar na tomada de decisões e como tecnólogo em segurança no trabalho como fazer para evitar acidentes com perfurocortantes nesse hospital.
Orientações adicionais:
– Baixar o Formulário Padrão e as Instruções para resposta da atividade MAPA, no “Material da Disciplina”.
– Assistir o vídeo de Explicação da Atividade, presente na “Sala do Café” da disciplina de Estatística.
– Ler atentamente as informações disponibilizadas.
– Preencher os campos do formulário padrão, a partir da tabulação de dados.
– Responder todos os itens solicitados.
– Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados.
– Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA, conferir se o arquivo anexado está correto e clicar em “Responder”.
– Não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade. Abraço, bons estudos! Equipe de Segurança do Trabalho.