MAPA SUB – BEDU – ATLETISMO – 51/2023
O Atletismo precisa ser compreendido como uma expressão do movimento humano intencional, planejado e treinado. Este conjunto de movimentos reconhecidos como uma categoria denominada Atletismo, foram desenvolvidos pelo homem e são estudados por ele nas mais diversas áreas de conhecimento.
Com o passar do tempo, os espaços para a prática do atletismo foram construídos exclusivamente para o esporte, observando-se as regras de cada modalidade e pensando na possibilidade de acontecerem várias provas ao mesmo tempo, em um único lugar.
Como profissionais da área da Educação Física, precisamos entender que o conhecimento da técnica não impede que o processo de construção do movimento aconteça em conjunto, principalmente quando estamos trabalhando com grupos de crianças que precisam, antes de aprender a técnica, desenvolver as habilidades motoras, pois essas crianças ainda não têm a percepção de suas competências. Sem falar também dos inúmeros adultos que chegam aos nossos cuidados com percepção zero daquilo que eles podem e do que são capazes de realizar.
OLIVEIRA, Humberto, Garcia de; BARALDI, Élen Carla da Costa. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá – PR. Unicesumar, 2022.
Partindo disso, responda as questões a seguir:
- A partir da imagem da pista de atletismo, insira no quadro abaixo as provas e cite suas fases, de acordo com os locais que os números estão.
Descrição da Imagem: A imagem representa uma pista oficial de atletismo, com linhas brancas e preenchimento em preto. A pista tem um formato oval, sendo que o lado de largada das provas de corrida, está disposto na parte inferior da imagem. O número 1 está disposto na parte central da pista, no canto superior esquerdo. O número 2 está localizado na parte superior e externa da pista. O 3 e o 4, se encontram do lado direito, na parte central da pista. O número 5, está na parte inferior e central da pista. O 6, se encontra na parte central da pista, no canto inferior esquerdo.
NUMERO |
PROVA (S) |
FASES |
1 |
MARTELO
DISCO |
Molinetes, voltas e lançamento.
Preparação, rotação ou giro, lançamento e recuperação. |
2 |
|
|
3 |
|
|
4 |
|
|
5 |
|
|
6 |
|
|
- Imagine que, você como professor(a)/profissional de Educação Física, está ministrando uma aula de atletismo, e um aluno lhe diz que tem muitas dúvidas sobre o Atletismo. Neste momento, você pergunta quais eram as dúvidas do seu aluno, e ele começa a perguntar os questionamentos a seguir:
*Observação: responda como se estivesse respondendo ao seu aluno, ou seja, de forma completa e explicativa.
- Professor, quais sãs as fases da partida de bloco? Como se realiza cada uma?
- Como se realiza a transposição da barreira?
- Qual a diferença da corrida de revezamento, para as demais provas?
- A passagem do bastão possui fases? Quantas? Quais?
- Existem provas combinadas? Quantas?
- Quais são as nomenclaturas das distintas provas combinadas?